E a Wikipedia completa 10 anos!

10 anos de Wikipédia!

O dia 15 de janeiro de 2001 marcou a estreia de uma das ferramentas de obtenção e compartilhamento de informações mais populares da internet: a Wikipedia (ou Wikipédia, em português). Essa enciclopédia eletrônica completa hoje 10 anos de existência acompanhada de números incríveis: possui mais de 17 milhões de artigos publicados em cerca de 270 idiomas (sendo 3,5 milhões apenas na língua inglesa) e mais de 400 milhões de usuários por mês.

Se considerarmos que as coisas acontecem de maneira muito rápida na internet, veremos que 10 anos é muita coisa, um número para poucos, realmente. Mas são 10 anos não apenas de sucesso, mas de polêmica e desconfiança também. Para começar, a sua principal característica, a de permitir que qualquer indivíduo seja leitor e também editor, ocasiona um número de erros considerável em seus artigos, fazendo a Wikipedia ser rejeitada como fonte segura em várias instituições de ensino, por exemplo. Também existem conflitos gerados por editores com pontos de vista diferentes para o mesmo assunto. Como se não bastasse, há ainda a questão do dinheiro para manter toda essa base de dados sempre disponível.

Mas os esforços de seu principal fundador, Jimmy Wales, e de seus inúmeros colaboradores, fazem com que a Wikipedia não só sobreviva aos obstáculos do caminho, mas também conquiste cada vez mais usuários. É, atualmente, um dos sites mais visitados do mundo! Sua importância para  a disseminação da informação na internet, portanto, pode até ser questionada, mas não negada.

Uma enciclopédia gratuita, acessível a qualquer pessoa do mundo. Uma ferramenta onde o usuário pode ser consumidor e também colaborador. Um projeto de alcance mundial que se sustenta meramente com doações. Pode parecer uma monte de sonhos de quem pensa que o mundo é um lugar perfeito, mas foi exatamente isso que Wales idealizou e fez acontecer.

Parabéns a Wales! Parabéns a Larry Sanger, outro fundador! Parabéns a todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, fazem a Wikipedia existir e persistir! E claro, que venham os próximos 10 anos do projeto 🙂

Mais sobre os 10 anos da Wikipedia aqui.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn