Domínio .mobi: começou a era da internet “móvel”?

A ICANN, entidade responsável pela gestão de domínios na internet, anunciou recentemente a abertura do registro de domínios .mobi para qualquer pessoa. Até então, apenas empresas podiam registrar esse tipo de domínio, desde que atendesse a um conjunto de requisitos.

Essa decisão pode ser uma forma de incentivar a criação de páginas e conteúdo desenvolvidos especialmente para dispositivos móveis, como telefones celulares e handhelds. Imagine, por exemplo, a possibilidade de acessar seus sites preferidos enquanto aguarda numa fila ou se locomove de Metrô. É claro que isso já é possível, mas há sérias limitações: o custo de acesso é caro (pelo menos no Brasil) e a quantidade de conteúdo disponível ainda é muito pequena.

A liberação de domínios .mobi pode lidar diretamente com essa última questão (se bem que não há restrição alguma em utilizar outros domínios, como .com e .net, por exemplo), mas não quer dizer que sites .mobi surgirão aos montes a partir de agora. A criação de contéudo e serviços para dispositivos móveis tem recebido atenção de empresas, mas em relação aos usuários que criam sites e blogs sem vínculo corporativo, a realidade é outra. São poucos os que se interessam pela internet “móvel”, justamente porque o assunto é novidade à maioria.

Mas acredito que esse cenário não tardará em mudar. Se operadoras de telefonia móvel, fabricantes de aparelhos, governos e entidades reguladoras trabalharem de maneira sincronizada, em poucos anos chegaremos lá. Os primeiros passos para isso já foram dados.

Referência: PC Actual.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn