dig.ccMixter: música livre para seus vídeos, podcasts, jogos, etc…

dig.ccMisterVai criar um canal de vídeos no YouTube? Um podcast, talvez? Um jogo free para seu projeto de faculdade? Seja lá o que for, você certamente precisará de um som de fundo, de uma música de introdução ou algo parecido. O problema é que, pela lei, você não pode simplesmente utilizar uma canção da sua banda favorita em seu projeto, a não ser que obtenha autorização ($$$) para isso. O que fazer, então? É aí que o dig.ccMixter entra em cena.

O dig.ccMixter é um site colaborativo que disponibiliza músicas para uso livre, ou seja, você não precisa pagar nada para utilizá-las em seus projetos. O "cc" no nome não está ali por acaso: indica que o conteúdo do site é oferecido sob uma licença Creative Commons.

Para encontrar uma música para seu o projeto, basta digitar um tema ou um estilo musical no campo "start digging". Ou, se preferir, consulte uma das categorias que o site oferece em sua página inicial ou no rodapé, onde você encontra músicas apropriadas para podcasts, vídeos, jogos, festas, entre outros.

Bacana, né? Agora você pode colocar aquele seu vídeo com fotos no YouTube sem medo do serviço cortar o áudio por quebra de direitos autorais ou inserir um fundo musical bacana no seu podcast sem que algum troll ouvinte questione sua autorização para isso. Ou pode simplesmente usar o dig.ccMixter para escutar músicas diferentes. Eu mesmo gostei muito dessa aqui:

On Your Grave (download)

Boa diversão 😉

Imagem: ccMixterblog.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn