Dica: saiba rapidamente quão segura é a sua senha

Enquanto não houver uma solução que seja ao mesmo tempo eficiente e viável, continuaremos utilizando senhas para acessar e-mails, contas bancárias, computadores pessoais e assim por diante. O problema é que a senha deve ser bem definida, do contrário, você estará diante de um sério problema da segurança. Mas como ter certeza de que a combinação escolhida é segura?

Ao criar uma conta no Google ou no Twitter, por exemplo, você verá que o próprio site indicará se a sua senha é fraca, mediana ou forte. Mas não é todo serviço que oferece este recurso. Felizmente, há ferramentas que facilitam esta verificação e uma delas é o site How Secure Is My Password? (Quão segura é a minha senha?). Sim, o site está em inglês, mas até quem não domina o idioma consegue utilizá-lo tranquilamente.

How Secure Is My Password?

Ao digitar a combinação que você deseja usar, o site ficará vermelho se entender que a senha é fraca, amarelo se considerá-la mediana e verde se entendê-la como fortemente segura. Além disso, o serviço dá uma estimativa de quanto tempo será necessário para que uma PC consiga descobrir a combinação definida (a partir de alguma ferramenta de força bruta, possivelmente).

O How Secure Is My Password? também dá dicas para que você possa aumentar a segurança da sua senha. Se você utilizar uma combinação misturando números e letras maiúsculas, por exemplo, o site sugerirá a inclusão de algum símbolo especial (@, &, #, entre outros).

Estes aspectos podem parecer uma chateação, mas são realmente importantes. Ao utilizar pelo menos 8 caracteres, incluir números, símbolos e letras maiúsculas, evitar o uso de palavras completas ou de sequências (123456 ou abcdef, por exemplo), você diminuirá enormemente as chances de a sua combinação ser descoberta.

Você pode saber mais criação de senhas seguras aqui no InfoWester.

Update: ao pesquisar sobre o site, não encontrei nada de desabonador a seu respeito. De qualquer forma, você pode testar uma combinação parecida, caso tema que a sequência que você tem originalmente em mente possa ser capturada ou utilizada indevidamente de alguma forma.

Emerson Alecrim





3 comentários:

  1. Ana Carolina


    Esse site é genial. Uma sacada que acho legal é que eles colocam esse aviso
    “This site could be stealing your password… it’s not, but it easily could be.
    Be careful where you type your password.”

  2. DanKKom


    Ótima dica. Quanto mais longa, e mais variedade de caracteres a senha tiver, melhor será.

  3. sergio


    como fazer fazer uma nova senha para o pc