Dica rápida: os sons que os HDs fazem quando estão prestes a falhar

Imagem de HDEis que eu estava pesquisando sobre defeitos em discos rígidos quando me deparo com uma interessante página de uma empresa especializada em recuperação de dados chamada Datacent: o endereço contém uma lista dos ruídos que os HDs fazem quando estão prestes a falhar ou mesmo quando já estão falhando.

A lista está classificada por marcas (Western Digital, Seagate, Samsung, entre outras) e, para cada uma, há uma relação de problemas típicos associados a determinados ruídos. Isso é ótimo porque, ao analisar os sons disponibilizados, você pode comparar com um HD que está fazendo barulho e assim ter ideia do problema que o afeta.

A página certamente não lista todos os problemas e talvez não considere HDs mais atuais, mesmo assim, pode ser uma mão na roda para técnicos e “micreiros” de plantão. O link é este aqui: datacent.com/hard_drive_sounds.php (sim, em inglês).

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn