Dica de programa: Windows Memory Diagnostic
Na semana passada, tive que entrar em contato com o suporte técnico da HP para solicitar reparo de dois computadores da empresa em que trabalho. Uma das máquinas aparentava ter danos na memória RAM e, para confirmar minha suspeita, o atendente me sugeriu a execução do Windows Memory Diagnostic. Graças a esse pequeno e gratuito utilitário da Microsoft, pude constatar que os danos estavam mesmo na memória RAM.
O Windows Memory Diagnostic é um software que faz testes na memória RAM à procura de erros. Para utilizá-lo, baixe-o e execute-o. Aparecerá a tela abaixo:
O botão Create Startup Disk grava o Windows Memory Diagnostic em um disquete, enquanto que o segundo botão, Save CD Image to Disk, gera uma imagem .iso, que deve ser gravada em um CD através de seu programa de gravação preferido. Feito isso, basta reiniciar o computador e dar boot pelo disquete ou pelo CD criado. Assim que o Windows Memory Diagnostic carregar, o programa iniciará automaticamente os testes de memória. Segundo a Microsoft, os testes só funcionam em computadores com até 4 GB de memória RAM. Máquinas com mais memória tem o excedente ignorado pelo programa.
Quando os testes são iniciados, o Windows Memory Diagnostic divide essa tarefa em 6 etapas. Quando todas são executadas, o programa inicia os testes novamente e repete esse procedimento até o usuário cancelar a tarefa. Mas, de acordo com a Microsoft, se um problema não for encontrado após a primeira bateria de testes, é pouco provável que seja encontrado nas outras. Em todo caso, o usuário pode deixar o Windows Memory Diagnostic trabalhando durante a noite, por exemplo, caso queira um exame minucioso da memória RAM.
Durante a execução do Windows Memory Diagnostic, digite em teclado:
P – para pausar o programa;
C – para continuar os testes após uma pausa;
X – para finalizar o programa e reiniciar o computador;
M – para acessar um menu de opções (ver mais detalhes de erros encontrados, por exemplo);
T – para executar um conjunto de provas mais detalhado (e, conseqüentemente, mais demorado).
Simples, não? No geral, gostei do Windows Memory Diagnostic. É um tipo de programa que pode estar incluído no kit de ferramentas de qualquer técnico em informática. É claro que não é um software perfeito, a própria Microsoft reconhece que, dependendo da complexidade do problema, um erro pode não ser apontado, mesmo assim, é um programa capaz de encontrar a maioria das falhas de memória.
Fico apenas me perguntando o que levou a Microsoft a desenvolver esse software. Talvez seja uma forma da empresa lembrar aos seus clientes que muitos problemas no sistema operacional (como os erros da terrível tela azul da morte) podem ser causados por falhas do hardware 🙂
Para mais detalhes e download, acesse a página oficial do Windows Memory Diagnostic.
Emerson Alecrim
10 de dezembro de 2007 às 6:46
Deve ser uma das fabulosas herança da Sysinternals. 🙂
10 de dezembro de 2007 às 7:40
Hahahaha… “Podiscrê”!
10 de dezembro de 2007 às 8:52
Tem também o Memtest86+, que acompanha praticamente qualquer distribuição de Linux: http://www.memtest.org/
10 de dezembro de 2007 às 11:48
Existe o memtest86 e o memtest86+. Por falar neles, o layout é bem parecido com esta ferramenta, será que a Microsoft usou alguma dos projetos citados? Vindo da Microsoft não dúvido de nada.
Sempre usei as duas ferramentas e elas funcionam de maneira muito parecida e até com mais opções de diagnostico. Podem ser gravadas em um disquete ou cdrom também.
18 de dezembro de 2007 às 10:52
É, o Memtest86+ eu já conhecia, e não acho que ambos os programas tenham tanta semelhança assim…
Até mais!
19 de dezembro de 2007 às 0:35
[…] Windows Memory Diagnostic testa sua RAM posted by Rodrigo December 19th, 2007.Comente Windows Memory Diagnostic […]
23 de dezembro de 2007 às 15:08
Emerson,
excelente artigo e de grande utilidade.
Mas uma pergunta bastante boba: como dar o boot pelo disquete?! Sei que é a aulinha básica de Windows, mas… hehehe
Um abraço e desde já, obrigado.
Douglas
24 de dezembro de 2007 às 10:51
Douglas, você precisa ir ao Setup do BIOS e procurar uma opção de boot. Nela, você deve escolher floppy (ou algo equivalente) como primeiro no boot. Se não tiver experiência nisso, procure o auxílio de alguém que conheça o assunto, pois mexer no Setup do BIOS de forma incorreta pode desconfigurar o computador.
14 de janeiro de 2008 às 2:37
OLÁ!!! GOSTEI!!! TÔ COM UM COMPUTADOR PARADO, PORQUE A PLACA-MÃE APITA,ISSO MESMO, ELA APITA QUANDO INICIALIZA O POST, MAS ACHO QUE O PROBLEMA ESTÁ NA RAM, MELHOR DIZENDO NOS SLOTS DA RAM OU NOS CONTATOS, EM TODO CASO VOU TIRAR CERTEZA COM ESSE PROGRAMA… VALEU GALERA… ABRAÇO