Dell se une à parceria Microsoft-Novell
A tão polêmica parceria entre a Microsoft e a Novell para aumentar a interoperabilidade do Windows e do Linux (mais precisamente do SuSE, distribuição mantida pela Novell) acaba de virar notícia novamente, desta vez porque a Dell decidiu se juntar ao acordo.
Assim sendo, a Dell torna-se a primeira grande empresa a usufruir dos resultados do acordo que, basicamente (ou teoricamente), consistem em negociações a respeito do uso de tecnologias e patentes que possam fazer o Linux trabalhar melhor com o Windows e vice-versa.
Nessa parceria, caberá à Dell adquirir certificados SuSE Linux Enterprise Server e desenvolver uma campanha de marketing para atrair usuários de Linux para o SuSE. Neste caso, essa condição não valerá para usuários dos computadores Dell com Linux, visto que a distribuição utilizada nessas máquinas é outra.
A surpreendente notícia vem dias depois da Dell confirmar que utilizará a distribuição Ubuntu em seus computadores com Linux. Embora a parceria Microsoft-Novell tenha sido criticada por muitos, é possível que isso não afete significantemente a entrada da Dell no mundo do Linux, visto que muitos clientes que pediram PCs com esse sistema operacional manifestaram o interesse de, ao mesmo tempo, continuar utilizando o Windows.
Na verdade, ainda é difícil entender como a referida parceria beneficiará a Dell. Talvez a empresa esteja apenas tentando evitar problemas legais, como supostas (e imaginárias) quebras de patentes. Seja lá como for, quem deve estar plenamente feliz com essa história toda é a empresa de Bill Gates…
Referências: Microsoft PressPass, ITWire.
Emerson Alecrim
Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001.
É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais:
• X/Twitter
• LinkedIn