Dell lança PC de baixo custo, e não é OLPC

DellA Dell apresentou recentemente na China seu primeiro PC de baixo custo, o modelo EC280. Não, não se trata de nenhum projeto de OLPC (One Laptop per Child – Um Laptop por Criança), mas sim de um PC de configuração simples que deve custar entre 250 e 400 dólares.

A intenção da Dell é aproveitar o crescimento do número de internautas chineses e oferecer ao público de baixa renda desse país um PC mais acessível. Com isso, a Dell também fará frente aos frabricantes chineses, principalmente à Lenovo, empresa que ganhou destaque mundial após comprar a divisão de PCs da IBM.

Michael Dell, presidente da companhia, disse no discurso de lançamento que sua empresa pretende disponibilizar o produto em outros mercados emergentes, entre eles, Índia e Brasil. Por aqui, a idéia pode se converter em um grande sucesso, principalmente por causa dos atuais incentivos do governo para o setor de informática.

O EC280 foi apresentado com a seguinte configuração: processador Intel (não especificado), 512 MB de memória RAM, HD de 40 GB ou 80 GB e Windows XP Home Edition (espero que não inventem de colocar o Windows XP Starter Edition, se lançarem o EC280 por aqui). Não há confirmação se o PC é acompanhado de monitor de vídeo.

Se o EC280 realmente for distribuído no Brasil, fica a dúvida sobre como a Dell vai comercializá-lo. Como a empresa costuma vender seus produtos direto ao cliente através da internet e do telefone (isto é, sem passar por uma loja intermediária), vai ser difícil divulgar o produto para o seu público alvo. Acredito que a Dell terá que fechar uma parceria com alguma rede de lojas populares para alavancar as vendas desse PC.

Referência: BBC News.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn