Conferência sobre o Ubuntu na sede do Google

Nos dias 18 e 19 de agosto (2006) acontece a Ubucon Conference, evento que reunirá desenvolvedores e usuários avançados da distribuição Linux Ubuntu para discutir os avanços e as tecnologias empregadas nesse sistema operacional. A surpresa fica por conta do local onde o Ubucon será realizado: a sede do Google, em Montain View, Califórnia.

Essa notícia levantou novamente os rumores de que o Google estaria interessado em disponibilizar um sistema operacional, mais precisamente o “Goobuntu”, cujo nome deixa claro que se trataria de uma versão baseada no Ubuntu. Quando essa suspeita surgiu pela primeira vez, a empresa desmentiu.

Sabe-se que o Google utiliza Linux em servidores e em estações de trabalho, mas acho pouco provável que a empresa lance um sistema operacional. Da mesma forma, acho pouco provável que a empresa incentive o uso de uma distribuição da mesma forma que faz com o navegador Mozilla Firefox, afinal, se acostumar com um novo sistema não é tarefa fácil para a maioria. O que a empresa pode estar tentando é se mostrar mais próxima de iniciativas de software livre, seja para identificar talentos, absorver tecnologias ou aumentar sua “munição” contra a Microsoft.

Na verdade, ninguém sabe ao certo quais as intenções do Google, sabe-se apenas que a companhia tem lá seus motivos. O importante é que em parcerias desse tipo, todo mundo sai ganhando. Por isso, espero que seja mais freqüente 😉

Para mais informações sobre o Ubucon, clique aqui.

Referência: google.dirson.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn