ColorLok: papéis próprios para impressão

HP, Kodak, Epson, International Paper e a brasileira Suzano Papel e Celulose são algumas das empresas que estão dando apoio efetivo para a fabricação e para a popularização de papéis que levam o selo ColorLok. O que esse selo representa? Nada menos que um conjunto rigoroso de normas que o papel deve obedecer para estar apto às impressões de alta qualidade, sejam elas feitas em impressoras a laser ou a jato de tinta.

De acordo com a HP, ao fazer impressões em papéis com o selo ColorLok, o usuário terá como resultado impressos com cores mais vivas, maior intensidade da cor preta, secagem mais rápida e menor risco de borrões. Isso porque os papéis desse tipo atendem a uma série de normas que consideram aspectos físicos e eletrostáticos. Daí a importância da integração entre fabricantes de impressoras e produtores de papel: ambos trabalharão para que seus produtos estejam de acordo com essas normas.

ColorLok

Os fabricantes de impressoras investem pesado no desenvolvimento de tintas, toners e tecnologias auxiliares que oferecem não só melhor qualidade de impressão, como também maior durabilidade desses materiais. Acontece que, muitas vezes, o uso de um papel inadequado anula esses esforços. Daí a necessidade de uma padronização da indústria.

No Brasil, a Suzano Papel e Celulose é uma das primeiras a trabalhar com as especificações ColorLok. Para isso, a empresa está contando com o apoio da HP. A intenção de ambas as companhias é a de que esse tipo de papel esteja disponível não só no país, como na América do Sul inteira, ainda no primeiro semestre de 2008.

Não consegui descobrir se os papéis ColorLok terão preço maior, mesmo assim, vou comprar um pacote para testar. Se eu notar que realmente o material impresso fica melhor, quem sabe eu não dou uma de funcionário exemplar e recomende esse tipo de papel até para a empresa em que eu trabalho? 🙂

Referências: HP, Releases Bracelpa.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn