China anuncia sistema 4G de telefonia celular

As tecnologias de telefonia celular de terceira geração (3G) nem estão disponíveis ainda na China, mas uma cidade desse país já está testando um sistema de comunicação celular 4G, isto é, de quarta geração, que permite o tráfego de dados à 100 Mbps. Isso significa que tal tecnologia permitirá a qualquer pessoa com um dispositivo móvel navegar na internet com velocidades equivalentes às redes de fibra óptica.

As pesquisas das tecnologias 4G estão sendo mantidas por uma iniciativa denominada FuTURE (Future Technology for Universal Radio Environment) que, até o momento, já rendeu à China mais de 200 patentes de tecnologias de comunicação móvel. Algumas, inclusive, estão sendo adotadas por organizações internacionais de padronização.

Os testes com as tecnologias 4G estão sendo feitos no distrito Changning de Shangai. A implantação da rede 4G nessa localidade já consumiu um valor próximo a 40 milhões de reais. A expectativa de especialistas é a de que as redes 4G entrem em operação já em 2010, e a China parece determinada a ser a principal referência para isso. Alguém duvida que os chineses conseguirão?

Referência: TechNewsWorld.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn