CES 2013: a incrível tecnologia da Microsoft que faz o videogame ultrapassar os limites da TV

Eu já tive a oportunidade de participar de uma conferência da Microsoft Research e, desde então, tenho grande admiração por esta divisão. Há projetos realmente incríveis por lá. Um dos mais recentes foi apresentado na CES 2013, feira que acontece até amanhã (11/01/2013) em Las Vegas, Estados Unidos: trata-se do IllumiRoom, uma tecnologia que faz com que as imagens de um game sejam exibidas não só na TV, como também na parede ao fundo desta.

O IllumiRoom em ação

O IllumiRoom em ação

Não se trata apenas da ampliação do campo de visão, mas também de fazer com que a parede e parte do chão exibam imagens que complementem o ambiente do jogo. Toda a ação continua acontecendo dentro dos limites da tela. Em uma explosão, por exemplo, uma continuação dos fogos aparece ali; em um jogo no espaço, imagens de estrelas aos lados complementam o cenário. Não entendeu? Então veja o vídeo de demonstração:

Fantástico, não? O interessante é que o IllumiRoom é um projetor que funciona de maneira integrada ao Kinect. Assim, é possível calcular as dimensões do ambiente para adequar as imagens a este e identificar com precisão a posição do jogador, fazendo com que, por exemplo, imagens de água se espalhando ao seu redor apareçam em um jogo que explore um cenário com este elemento.

O problema é que o IllumiRoom, por ora, é apenas um protótipo. Não se sabe nem se a Microsoft pretende mesmo lançá-lo ou se o limitará ao seus laboratórios, como acontece com muitos projetos criados em centros de pesquisa. Na minha opinião, é pouco provável que a tecnologia chegue ao Xbox 360, já que este console se encaminha para o seu “ciclo final de vida”, mas quem sabe no futuro “Xbox 720” (ou qualquer que venha a ser o seu nome)?

Referência: Next at Microsoft.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn