CES 2008: uma brincadeira exagerada do Gizmodo

O CES 2008 contou com a participação de jornalistas de todo o mundo, mas, seguindo uma tendência natural, blogueiros também marcaram presença (até o Meio Bit esteve por lá). Todavia, uma brincadeira do pessoal do famosíssimo blog Gizmodo pode ter causado uma ligeira má impressão do que hoje conhecemos como “blogosfera” ou, com sorte, apenas do próprio Gizmodo.

Durante o evento, pessoas ligadas a esse site percorreram os estandes e locais de palestras tendo em mãos um aparelho chamado TV-B-Gone, capaz de fazer com que televisores e monitores desliguem, como se fosse o botão “Power On/Off” de um controle remoto. Sim, meus amigos, foi exatamente isso que o pessoal do Gizmodo fez, desligou um monte de vídeos utilizados no CES, como eles mesmos reconhecem em seu site, onde também exibem um vídeo da façanha.

Monitores apagados no CES 2008

Inicialmente, a brincadeira até pareceu divertida, mas desligar monitores durante apresentações ao vivo é pegar pesado. Pode parecer engraçado ver o palestrante desconcertado e um monte de gente tentando descobrir o que aconteceu, mas isso atrapalha todo o andamento do evento. Por esta razão, o assunto está dando o que falar. Um comentário que achei interessante foi o de Kevin Burton:

Me pergunto o que o pessoal do Gizmodo sentiria se um grupo realizasse ataques de negação de serviço contra o seu site (apenas por diversão).

Contudo, essa brincadeira teve uma punição: segundo o site CNet News.com, o blogueiro responsável por tal ato foi identificado e não poderá mais participar das próximas edições do CES, já que violou o regulamento imposto aos participantes do evento. Além disso, os organizadores do CES ainda vão decidir se outras medidas serão tomadas.

Se a intenção era parecer engraçado, não seria mais fácil ter pendurado uma melancia no pescoço? Apesar disso, o Gizmodo fez um bom trabalho por lá, com destaque para o bate-papo com Bill Gates.

Referências: Kevin Burton, CNet News.com, PC World.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn