CDs com softwares gratuitos para estudantes

O site The Inquirer noticiou ontem (03/01/2007) o SoftwareFor.org, um site que fornece gratuitamente imagens de CDs com softwares gratuitos ou de código aberto. A idéia é oferecer um conjunto amplos de ferramentas para auxiliar as atividades dos estudantes.

O site oferece uma imagem de CD para Mac OS X (extensão .dmg) e outra para Windows (extensão .iso). A versão para o sistema operacional da Microsoft conta, por exemplo, com programas como Firefox, OpenOffice.org, Z-Zip (descompactador), Audacity (manipulação de áudio), Blender (tratamento de conteúdo em 3D), Gaim (comunicador instantâneo), Nvu (editor de sites), PDFCreator, Spybot, µTorrent (cliente para BitTorrent), entre muitos outros.

Confesso que achei a idéia interessante. Basta baixar a imagem, convertê-la em um CD e depois inserí-lo na máquina para instalar os programas desejados. Só achei uma pena não disponibilizarem um CD para Linux, mas o SoftwareFor.org se justifica quanto a isso:

“Nossa experiência mostra que os usuários de Linux geralmente já conhecem os softwares livres disponíveis a eles (o que acontece com menos freqüência com os usuários do Windows e do Mac OS). Além disso, duvidamos de que conseguiríamos fazer um trabalho melhor do que o oferecido pela distribuição Linux Edubuntu.”

Para baixar as imagens, basta acessar esta página.

Referência: The Inquirer ES.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn