Campus Party 2009: robôs também participam

Eu estava andando distraído entre os estandes da Campus Party quando um robô azul saiu de um canto e parou bem na minha frente. Também parei (será que eu devia ter saído da frente?) e fiquei esperando para ver o que ele faria em seguida. E ele começou a tocar uma música…

Naquele momento, eu estava sem a minha câmera digital em mãos, então decidi buscá-la. Quando voltei, encontrei o robô azul parado ao lado de um robozinho que lembra muito vagamente o R2-D2 de Star Wars. Em um estande próximo, encontrei outros robôs. Alguns bem pequenos, outros maiores, mas todos rodeados por curiosos, especialmente crianças (engraçado, quando eu era um pirralho costumava ter medo dessas coisas).

Robôs
Não, o garotinho de azul não é um robô!

Robô
Esse robozinho está de avental? o.O

O que é interessante nos dois primeiros robôs que encontrei é o fato de cada um ter sido construído com sucata, assim como boa parte dos projetos de robótica apresentados no evento. Os dois robôs em questão (e mais um terceiro que não fotografei) foram feitos por Sérgio Costa, que também aluga suas criações para participação em eventos. A propósito, ele disponibilizou em seu site alguns arquivos em PDF relacionados aos seus trabalhos apresentados no evento.

Como eu já disse, robôs pequenininhos também marcaram presença na Campus Party. Um deles ficava se movimentando com uma bola na mão. Perto deste, em uma mesa ao lado, havia um robozinho que não fazia nada de excepcional, mas que mesmo assim estava sendo reconhecido por todos: uma réplica do Wall-E!

Wall-E
Note como ele está limpinho!

Para quem curte mesmo robótica, atividades não faltam na Campus Party. Está havendo várias oficinas, palestras e até competições sobre o assunto! Do jeito que a coisa vai, nas próximas edições desse monstruoso evento teremos até robôs com armas a laser. Só espero que nenhum deles saia do canto, pare na minha frente e, ao invés de tocar uma música, resolva atirar… 😀

Robô bombado
Um robô que frequenta academia

ps: só para lembrar, estou publicando fotos da Campus Party diariamente no meu Flickr 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn