Brinque de fazer música com o ToneMatrix

Eis que eu estava conferindo meus feeds RSS, quando encontrei no Microsiervos uma dica para um site muito interessante: o ToneMatrix. Basicamente, trata-se de um aplicativo em Flash que contém uma matriz de botões. Quando clicado, cada botão emite um som diferente. Sendo assim, você pode criar sua própria sequência musical! Não entendeu? Então acesse e clique nos “quadradinhos” para ver.

Conferiu? Bacana, não? E você pode criar sequências rápidas simplesmente mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado e arrastando o cursor do dispositivo sobre a matriz. Se quiser “zerar” tudo, basta pressionar o botão de espaço de seu teclado.


O divertido ToneMatrix

Ao comentar sobre o ToneMatrix no Twitter, o Leandro Pereira me avisou que esse projeto é semelhante a um produto da Yamaha chamado TENORI-ON, que tem uma proposta semelhante, só que mais sofisticada. Por sugestão do Leandro, procurei no YouTube pelo aparelho e fiquei impressionado! Veja uma amostra do que você pode fazer com ele:

Incrível, não? É simplesmente o instrumento musical mais nerd que eu já vi (sim, até mais que as guitarrinhas do Guitar Hero 😀 )! Para variar, o único problema é o preço: nos Estados Unidos, o TENORI-ON está sendo vendido por 999 dólares (confira aqui). Como o aparelho não é comercializado oficialmente no Brasil, os custos para nós são ainda maiores…

Mas, vamos ser justos, né? Ter o ToneMatrix para brincar na tela do seu computador já é alguma coisa 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn