BitTorrent responde por 40% do tráfego na internet
É o que diz uma notícia publicada pelo site TorrentFreak. Em 2004, o BitTorrent já impressionava por, segundo alguns estudos, ter atingido a marca de 35% do tráfego de dados de toda a internet. Em 2007, esse valor está na casa dos 40%.
A mesma notícia diz ainda que o BitTorrent gera de 50% a 75% do tráfego de dados de todas as redes P2P (Peer 2 Peer) juntas. A variação nesta medida se deve ao fato do uso dos serviços de compartilhamento de arquivos variar de país para país. Há lugares, por exemplo, em que o eDonkey é mais popular.
De qualquer forma, a “dominação” do BitTorrent na internet não é surpresa. Os países mais desenvolvidos estão oferecendo conexões à internet cada vez mais velozes aos usuários domésticos. A melhor maneira de aproveitar todo esse “poder” é baixando arquivos, é claro. Como o BitTorrent é uma das melhores opções (para não dizer a melhor) para baixar arquivos com centenas de megabytes, seu uso é preferência mundial, especialmente para o download de filmes e álbuns musicais, para o desespero de Hollywood e da indústria fonográfica.
Não é por mero acaso que sites de Torrents surgem aos montes na grande rede…
Referência: The Inquirer, TorrentFreak.
Emerson Alecrim
Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001.
É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais:
• X/Twitter
• LinkedIn