Até do celular: tecnologia HP ePrint permite impressões a partir de qualquer lugar

A sua avó não tem familiaridade com o computador, mas adoraria ver as fotos que você está fazendo de suas férias em Acapulco. Ciente disso, de tempos em tempos você tira uma foto e a envia por e-mail. A sua querida avó segue então a orientação que você deu antes de viajar: “toda vez que ouvir a impressora trabalhando, vá até ela. Você encontrará uma foto recém-tirada impressa”. Interessante, não? Pois saiba que esta é uma das necessidades atendidas pela tecnologia ePrint, solução baseada em computação nas nuvens que a HP acaba de lançar no Brasil.

Na verdade, a tecnologia já estava disponível para o mercado corporativo desde o início do ano, mas agora é que está chegando para os segmentos domésticos, de pequenas/médias empresas e de artes gráficas. Tudo funciona de maneira simples: cada impressora recebe um endereço de e-mail exclusivo, gerado pela HP quando o usuário registra o produto. Depois, basta ao usuário manter a impressora conectada à internet, seja por cabo de rede (Ethernet) ou por Wi-Fi. A partir daí, tudo o que é necessário fazer é enviar o arquivo a ser impresso para o e-mail da impressora e aguardar a impressão.

Link das fotos: www.flickr.com/photos/ealecrim/sets/72157625094643653/

Perceba que, com isso, é possível realizar impressões de qualquer parte do mundo e a partir dos mais variados dispositivos: PC, smartphone, tablet, enfim, de qualquer máquina capaz de enviar e-mails. Sequer é necessário instalar cabos ou drivers nesses aparelhos. A impressora automaticamente reconhece o formato do arquivo e realiza o tipo de impressão apropriado. Vários formatos são compatíveis, como arquivos do Office, padrões de imagens, PDF, o próprio corpo do e-mail, entre outros.

O endereço de e-mail da impressora é sigiloso, portanto, somente o usuário o recebe. Este pode compartilhá-lo com parentes, colegas de trabalho, etc, no entanto, se quiser impedir impressões não autorizadas, pode configurar a impressora para imprimir apenas conteúdo de uma lista de e-mails criada por ele.

Um detalhe interessante é que as impressoras equipadas com ePrint contam também com aplicativos para vários fins. Há apps para impressão de formulários, de desenhos para a criançada colorir, de guias de viagem, entre outros.

Inicialmente, os modelos que contam com a tecnologia ePrint são os seguintes: PhotoSmart eAiO, PhotoSmart Plus eAiO, Envy 100 eAiO, Officejet 6500A Plus eAiO, Officejet 7500A Plus eAiO, Officejet 8500A Plus eAiO, Laserjet Pro CP1525NW, Laserjet Pro CM1415FN, Laserjet Pro CM1415FNW e HP Designjet T2300, esta última para o mercado de artes gráficas.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn