Asus anuncia placa de vídeo externa para notebooks

Certa vez, numa universidade em que trabalhei, um professor criou um pequeno aplicativo em 3D e teve que gerar uma apresentação em vídeo para poder mostrá-lo em uma palestra, já que sabia que seu notebook não tinha capacidade de hardware suficiente para renderizar as imagens ali no palco, ao vivo. Se ele enfrenta esse problema até hoje, tenho certeza de que gostará do mais novo produto da Asus: a placa de vídeo externa XG Station.

Trata-se, na verdade, de uma espécie de “intermediador” que permite que praticamente qualquer placa de vídeo PCI Express 16X seja utilizada em notebooks. Sua conexão é feita ao portátil através de uma entrada ExpressCard (o padrão substituto das tradicionais conexões PCMCIA), onde também deve ser conectado o monitor de vídeo. Como adicional, o XG Station oferece portas USB e saída de áudio Dolby stéreo.

De acordo com a Asus, um teste foi realizado em um notebook com chip gráfico Intel 945GM, que foi equipado com o XG Station acompanhado de uma placa de vídeo Asus EN7900GS. O resultado mostrou um desempenho gráfico nove vezes superior.

O XG Station deve ser lançado no segundo trimestre de 2007. Seu preço ainda não foi divulgado pela Asus.

Referências: DailyTech, Asus Press Release.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn