Análise – Design para a Internet: Projetando a Experiência Perfeita

Design para a internetJá fazia algum tempo que eu não comprava um livro técnico, e já ouvi falar muito bem da obra de Felipe Memória. Sinceramente, gostaria de ter lido Design para a Internet: Projetando a Experiência Perfeita há três ou quatro anos, quando ainda estava no começo da carreira como freelancer.

Muito do que foi dito no livro não é novidade pra mim, especialmente no que diz respeito ao testes de usabilidade. Porém, acompanhar os cases de sites grandes, como a Globo.com ou a BBC, é sempre um aprendizado. Nenhum projeto é tão bom que não possa melhorar, principalmente em relação ao relacionamento com o usuário.

Para quem está começando na área agora, a obra é um verdadeiro achado, que abre novas perspectivas e mostra como o mercado está mudando. Não adianta dominar ferramentas, ler as bíblias do Flash ou do Photoshop, se você não tiver o conhecimento básico como os sites funcionam, o domínio nas ferramentas não terá muita utilidade. Webmaster? Esqueça! A tendência é que cada profissional se especialize na sua área, para fazer o seu trabalho da melhor maneira possível.

Além do conteúdo do livro, você ainda pode acompanhar o ExperiênciaPerfeita.org, blog que extende o assunto para fora do papel.

Erika Sarti