Alguns detalhes sobre o iPhone 3GS da Vivo

Na noite de ontem, estive na sede da Vivo, em São Paulo, para conferir o lançamento do iPhone 3GS na operadora. Queria eu ter publicado esse texto tão logo saí do local, mas fiquei impossibilitado de fazer isso por ter ficado completamente sem acesso à internet em casa. Mas, vamos ao que interessa, né?

Lançamento do iPhone 3GS na Vivo
Lançamento do iPhone 3GS na Vivo

Provavelmente você já conhece as principais características do iPhone 3GS, mas eis um breve resumo rápido resumido:

– Quase duas vezes mais rápido que os iPhones anteriores;

– Filmagem e edição de vídeos no próprio aparelho;

– Câmera de 3 megapixels;

– Controle por voz;

– Teclado virtual horizontal (basta virar o aparelho para o teclado assumir essa posição);

– Melhor acessibilidade para quem possui deficiência auditiva ou visual;

– 16 GB ou 32 GB para armazenamento de dados;

– Bússola.

A Vivo – assim como as operadoras de telefonia celular TIM e Claro – começou a disponibilizar o aparelho e planos relacionados oficialmente a partir de hoje (28/08/2009) no Brasil. De acordo com a empresa, a prioridade é oferecer o aparelho aos clientes que a operadora já tem. De qualquer forma, a Vivo afirma que não espera ter problemas de “abastecimento”, uma vez que a Apple fornece novos aparelhos à medida em que o estoque vai diminuindo. A empresa só não revelou quantas unidades do iPhone 3GS recebeu para a estreia do produto no Brasil. Sabe-se apenas que é uma quantidade menor que o número de aparelhos disponibilizados no lançamento do iPhone 3G.

iPhone 3GS na Vivo
iPhone 3GS na Vivo

Uma coisa bacana (mas que eu não testei, portanto, não posso confirmar) é que, diante do crescente número de usuários de smartphones, a empresa preparou seu call center para oferecer suporte especializado em iPhone e em outros aparelhos que não são apenas meros telefones celulares. Ainda bem, né? É horrível ligar para um serviço de suporte e ser atendido por alguém que não faz nem ideia do que você está falando…

E quanto aos preços? Não vou falar de todos os planos aqui, já que essas informações estão disponíveis no site da Vivo, mas abaixo relaciono o plano mais barato e o plano mais caro, considerando o estado de São Paulo:

– Pacote iPhone 50: 50 minutos de ligação, 250 MB para acesso à internet, 100 SMS, 50 MMS e 50 minutos para ligações locais para telefones Vivo. Mensalidade de 71 reais e iPhone 3GS de 16 GB por 1.249 reais ou iPhone 3GS de 32 GB por 1.549 reais;

– Pacote iPhone Completo: 1.400 minutos de ligação, acesso ilimitado à internet, 150 SMS, 75 MMS, 1.400 minutos de ligações locais para telefones Vivo e 1.400 SMS para aparelhos Vivo. Mensalidade de 585 reais e iPhone 3GS de 16 GB por 749 reais ou iPhone 3GS de 32 GB por 999 reais.

Como é de se esperar, o iPhone 3GS custa uma pequena fortuna, mas é necessário levar em conta que o aparelho é importado, portanto, as taxas de impostos são elevadas, aumentando o preço do produto em cerca de 70%.

Lançamento do iPhone 3GS na Vivo
Lançamento do iPhone 3GS na Vivo

Para finalizar, uma informação que acho interessante disponibilizar: durante a apresentação, alguém perguntou ao pessoal da Vivo se o recurso Visual Voicemail (VVM) do iPhone estaria disponível. A resposta, infelizmente, foi negativa. Para quem não sabe, o VVM é uma espécie de secretaria eletrônica, que guarda os recados deixados quando você não atende o telefone, com o diferencial de que o usuário pode escolher qual mensagem ouvir primeiro. Só que, para esse recurso funcionar, é necessário que a operadora ofereça uma estrutura específica e, segundo a Vivo, isso não é viável no momento.

Bom, o que importa é que o iPhone 3GS já está oficialmente disponível no Brasil. Cabe agora a quem se interessar verificar qual operadora oferece o aparelho e o plano mais compatível às suas necessidades 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn