Algumas das novidades mostradas na feira IFA 2011

Termina amanhã (07/09/2011) a feira de eletrônicos IFA 2011, que está sendo realizada em Berlim, na Alemanha. Vários dispositivos pra lá de interessantes foram – e estão sendo – apresentados no evento. Simbora conferir algumas das novidades?

HTC Radar e HTC Titan

O Windows Phone ainda não “pegou” no mercado. Talvez seja por isso que os aparelhos Radar e Titan, da HTC, chamaram a atenção: será que agora a situação melhora para a plataforma móvel da Microsoft? Sim, ambas as novidades rodam o Windows Phone Mango, versão anunciada em maio deste ano.

O HTC Radar conta com tela de 3,8 polegadas com resolução de 480×800 pixels, processador Qualcomm Snapdragon de 1 GHz, 512 MB de memória RAM, 8 GB para armazenamento interno de dados e câmera de 5 megapixels capaz de fazer vídeos a 720p. Recursos de conectividade, como Wi-Fi e Bluetooth, também estão presentes.

Radar (esquerda) e Titan – Imagem por HTC

Radar (esquerda) e Titan – Imagem por HTC

Mas o destaque da empresa fica mesmo por conta do HTC Titan. O aparelho possui uma generosa tela de 4,7 polegadas, apesar de sua resolução ser de apenas 480×800 pixels. O processador é um Qualcomm Snapdragon de 1,5 GHz e a memória RAM possui 512 MB. O espaço para armazenamento interno, no entanto, é maior: 16 GB. A câmera, acompanhada de uma boa iluminação via LED, possui 8 megapixels, sendo igualmente capaz de gravar vídeos a 720p. Há também uma câmera frontal de 1,3 pixels para videoconferência.

Ambos os aparelhos têm previsão de lançamento para outubro de 2011, inicialmente na Europa. O HTC Radar terá preço em torno de 440 euros. Já o HTC Titan custará por volta de 650 euros.

ZOTAC ZBOX nano AD10 Plus

Chamado pela própria ZOTAC de “o menor miniPC do mundo”, o ZBOX nano AD10 Plus pode ser uma boa opção para quem precisa de um computador que ocupa pouco espaço, mas não quer se render a um laptop. O dispositivo é realmente pequeno: tem apenas 127 mm x 127 mm x 45 mm.

ZBOX nano AD10 Plus – Imagem por ZOTAC

ZBOX nano AD10 Plus – Imagem por ZOTAC

Dentro desta caixinha há uma configuração razoável para tarefas cotidianas: processador AMD E350 de 1,6 GHz, 2 GB de memória DDR3, HD de 320 GB, chip gráfico AMD Radeon HD 6310, duas portas USB 3.0, saídas HDMI e DisplayPort, Wi-Fi, Bluetooth e conexão Ethernet. Há também a versão ZBOX nano AD10 (sem “Plus” no nome) que não acompanha memória e HD, cabendo ao usuário instalá-los.

O ZOTAC ZBOX nano AD10 Plus deverá ser lançado no Brasil ainda neste mês, com preço ainda não definido.

Samsung Galaxy Note e Samsung Galaxy Tab 7.7

O Galaxy Note parece um smartphone grandalhão, afinal, é capaz de fazer chamadas telefônicas. Mas a Samsung prefere tratá-lo como um tablet pequeno: sua tela possui apenas 5,3 polegadas. Apesar disso, esta é sofisticada: tem resolução de 1280×800 pixels e utiliza tecnologia Super AMOLED. Trata-se, de fato, de um dispositivo com foco em anotações – é acompanhado inclusive de uma caneta S Pen.

Sua configuração inclui processador dual core de 1,4 GHz, 1 GB de memória RAM, câmera de 8 megapixels e capacidade de armazenamento interno de dados de 16 ou 32 GB, além de Wi-Fi, Bluetooth e outras tecnologias de conectividade. Seu sistema operacional é o Android 2.3 (próprio para smartphones). Ainda não há informação de data de lançamento e preço.

Galaxy Note – Imagem por Samsung

Galaxy Note – Imagem por Samsung

O Samsung Galaxy Tab 7.7, por sua vez, não deixa dúvidas de que é um tablet. Tal como o nome indica, sua tela possui 7,7 polegadas, contando com resolução de 1280×800 pixels e tecnologia Super AMOLED Plus. Suas especificações incluem processador dual core de 1,4 GHz, bateria com autonomia de 10 horas, recursos de conectividade e capacidade de armazenamento de 8, 16, 32 ou 64 GB.

Galaxy Tab 7.7 – Imagem por Samsung

Galaxy Tab 7.7 – Imagem por Samsung

Ainda sem informação de preço e data de lançamento, o Galaxy Tab 7.7 teve que ser retirado do estande da Samsung na feira IFA por causa de uma decisão judicial relacionada a uma disputa de patentes envolvendo a Apple.

Panasonic Lumix 3D

Se trata apenas de um protótipo, mas que não deixa de ser interessante: a Panasonic apresentou na IFA 2011 uma câmera digital portátil da linha Lumix capaz de gerar imagens em 3D. Para isso, o dispositivo utiliza dois sistemas de lentes, cada uma com capacidade de zoom óptico de 4x. O dispositivo também é capaz de gerar filmes em alta definição. Suas especificações incluem saída HDMI, microfone estéreo e compatibilidade com cartões SDXC. Fotos da Lumix 3D pode ser vistas aqui.

Lenovo IdeaPad U400

No início de junho (2011), a Intel anunciou a intenção de colocar mais um tipo de laptop no mercado: os ultrabooks, que se diferenciam dos notebooks por serem “fininhos”, no melhor estilo MacBook Air. Os fabricantes estão tratando do assunto de maneira tímida, mas os lançamentos já estão sendo feitos. A Lenovo, por exemplo, anunciou três modelos na IFA 2011, sendo um deles o IdeaPad U400.

IdeaPad U400 – Imagem por Lenovo

IdeaPad U400 – Imagem por Lenovo

O portátil tem tela de 14 polegadas, pode utilizar processadores das linhas Core i3, Core i5 e Core i7 da Intel e conta com chip gráfico AMD Radeon HD6470 ou Intel GMA HD 3000. Além disso, pode ter até 8 GB de memória RAM, HD de 1 TB ou SSD de 256 GB. Sua bateria tem autonomia de 7 horas e, apesar de sua espessura, o IdeaPad U400 conta com unidade de CD/DVD. O equipamento possui também porta USB 3.0 e webcam de 1,3 megapixels. Disponível a partir de outubro nos Estados Unidos, seu preço sugerido será de 849 dólares.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn