Agora é possível usar o Google Tradutor no Android sem conexão à internet

O aplicativo do Google Tradutor (Google Translate) para Android é uma mão na roda para quem está em outro país e não conhece bem o idioma local. O problema é que, por padrão, a ferramenta exige uma conexão à internet, coisa que não é fácil de encontrar caso você esteja, por exemplo, no meio do deserto do Atacama. Felizmente, uma atualização lançada recentemente pelo Google superou esta limitação.

A partir de agora, é possível baixar pacotes de idiomas no aplicativo para realizar traduções de maneira off-line. Tudo o que é necessário fazer é abrir o menu do programa, escolher a opção Idiomas off-line e, na tela seguinte, marcar as línguas desejadas para baixar seus respectivos pacotes. Há, atualmente, suporte a cerca de 50 idiomas, entre eles, árabe, japonês, russo, finlandês e, olha só, português.

Google Tradutor – Cerca de 50 idiomas disponíveis off-line

Google Tradutor – Cerca de 50 idiomas disponíveis off-line

O próprio Google ressalta que a tradução pode não ser tão abrangente quanto à versão on-line. Não é difícil entender o porquê: a tradução na Web conta com algoritmos que são atualizados constantemente para oferecer a melhor interpretação possível, enquanto que a tradução off-line se baseia em recursos mais simples por limitação de espaço, processamento e outros. Mesmo assim, a novidade quebra um galhão!

Para quem não conhece a ferramenta, é possível fazer traduções a partir de três métodos de entrada: teclado (digitação), voz e câmera. Neste último, o programa utiliza uma espécie de mecanismo de OCR (Optical Character Recognition) para identificar palavras em imagens, útil para traduzir placas de aeroporto, por exemplo.

Tradução a partir da câmera

Tradução a partir da câmera

É válido frisar que o aplicativo do Google Tradutor utiliza aproximadamente 10 MB de espaço, mas os pacotes de idiomas são consideravelmente maiores. A língua espanhola, por exemplo, exige pouco mais de 150 MB, razão pela qual é recomendável baixar apenas os idiomas que você irá utilizar de fato e fazê-lo, preferencialmente, a partir de uma conexão Wi-Fi.

Mais informações e download do Google Tradutor no Google Play.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn