Aggregga: uma alternativa brasileira ao Google Reader com foco no social

Há quem ainda torça para que o Google desista da ideia de acabar com o Google Reader, mas, a esta altura, o melhor mesmo é continuar na árdua tarefa de procurar uma alternativa. Uma delas pode ser o Aggregga, serviço brasileiro que é, ao mesmo tempo, um leitor de feeds RSS e uma rede social.

A ideia é simples: ao fazer seu cadastro (é possível inclusive utilizar sua conta do Google+, Twitter ou Facebook para isso), você recebe uma página pública, tal como acontece no Facebook, por exemplo. Este perfil exibirá as últimas novidades dos feeds que você assina, exceto daqueles que você marcar como “particular” – estes estarão visíveis somente para você.

Meu perfil de exemplo  no Aggregga – aggregga.com/ealecrim

Tendo uma página no Aggregga, é possível acompanhar as novidades de outros usuários e compartilhar conteúdo com amigos adicionados. É possível realizar esta última tarefa, por exemplo, compartilhando links diretamente nas redes sociais ou cadastrando determinados feeds com status “privado”, de forma que somente sua rede de contatos possa visualizá-los.

A leitura dos feeds é que me pareceu um pouco incômoda. Nos meus testes, o conteúdo foi exibido normalmente, mesmo contando com recursos extras, como galerias de imagens e vídeos. O problema é que, por causa do aspecto social, cada notícia recebe um link exclusivo em seu perfil (como este), fazendo com que não seja possível pular de uma matéria para a outra rapidamente com o simples rolar da página, como acontece no Google Reader.

De qualquer forma, é válido ressaltar que o Aggregga é um serviço novo, em fase “beta”: sua primeira versão pública foi lançada em março de 2013, apenas poucos dias antes do anúncio da descontinuação do Google Reader, portanto, vários recursos deverão ser melhorados ou acrescentados – até mesmo versões para dispositivos móveis devem vir por aí.

Da minha parte, fica a torcida para que a iniciativa dê certo 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn