Adobe Photoshop Express – um mini Photoshop online

A Adobe lançou esta semana sua nova ferramenta: o Photoshop Express, uma versão online do programa de edição de fotos mais famoso do mercado.

Destinado ao público comum, que quer fazer pequenas modificações em fotos mas não pretende aprender a operar o Photoshop, a ferramenta – gratuita – oferece 2GB de espaço para as imagens, além de recursos como redimensionamento, ajuste de brilho, retoque de olhos vermelhos, além da possibilidade de alterar somente uma cor na foto, deixá-la em preto e branco (ou com apenas uma cor destacada), distorcer uma parte da imagem, entre outras brincadeiras que todo mundo adora fazer com as fotos =)

Assim como no Photoshop tradicional, a ferramenta guarda um histórico das alterações na imagem, mesmo depois que você sai do sistema. Assim, você pode desfazer quantas alterações quiser se o resultado final não ficou bom.

O site, que exige a versão 9 do Flash Player instalada, demora um pouco para carregar no login, mas depois disso funciona bem. A interface é intuitiva, muitas tarefas podem ser realizadas apenas arrastando e soltando o mouse, e ainda é possível compartilhar as fotos (por enquanto o site só aceita imagens em jpeg) e as galerias no seu blog, por exemplo. Só senti falta de poder acrescentar texto à imagem, recurso que provavelmente estará disponível em breve.

Claro que ele não possui nem um décimo dos recursos do Photoshop tradicional, mas para o usuário comum, que quer apenas brincar com algumas fotos, é uma ferramenta muito interessante, especialmente pela integração com outros serviços de compartilhamento de fotos, como o Photobucket, o Facebook e o Picasa.

Erika Sarti