A melhor homenagem ao Pac-Man de todos os tempos!

Fiquei absolutamente maravilhado quando abri a página do Google hoje e vi o logotipo da empresa transformado em uma homenagem aos 30 anos do jogo Pac-Man. Fiquei parado, admirando aquela arte, quando uma musiquinha começou a tocar e os “fantasminhas” do game começaram a se mexer. Em instantes, lá estava eu perdendo alguns minutos do meu tempo com uma coisa que marcou a minha infância.

Pac-Man no Google
Pac-Man no Google

Todo mundo sabe que o pessoal do Google adora transformar o logotipo do buscador em homenagens – são os tais doodles -, mas não lembro de algo do tipo ter ido tão longe. Se a imagem do logo transformado em uma fase de Pac-Man já seria digna de nota, imagina então poder jogar! O usuário mais atento percebeu também que o botão Estou com Sorte virou Insert Coin. Ao pressioná-lo, o jogo inicia imediatamente. Se o game já estiver em andamento, outra pessoa poderá participar da brincadeira controlando a personagem Miss Pac-Man com as teclas A, S, D e W.

Os geeks de plantão, inclusive este que vos fala escreve, trataram de descobrir que tecnologia estava por trás do jogo. Eu mesmo cheguei a afirmar no Twitter que não havia Flash ali, como pensei inicialmente. Mas, depois fui alertado por uma amiga que o som do game era oriundo de um arquivo nesse formato. Fiz uma depuração da página e comprovei que ela estava completamente certa. Também fui da turma que afirmou que o jogo foi feito em HTML 5, mas depois descobri que não.

Mas o que importa mesmo é que, ao menos na minha opinião, essa é a homenagem mais f*** já criada para o Pac-Man, melhor até que a do vídeo abaixo, que eu conheci no Video Games Live:

www.youtube.com/watch?v=wQg7qOB5Heg

A homenagem do Google também deve ter criado alguns fenômenos interessantes:

  • Nunca, na história do buscador, as pessoas demoraram tanto para fazer uma busca;
  • Em muitos lugares, as filas de atendimento ao cliente devem ter ficado anormalmente grandes hoje;
  • Vários blogs “abandonados” voltaram à ativa só para tratar do assunto;
  • Muita gente deve estar reclamando que os blogs não param de falar nisso;
  • Muita gente está evitando tocar no assunto porque todo mundo está falando disso;
  • Estabelecimentos de vários lugares foram inundados pela musiquinha do jogo. Bom, eu juro que a ouvi na papelaria que entrei hoje…

Aos nostálgicos de plantão, a boa notícia é que o jogo também estará no ar amanhã. Então, boa diversão 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn