Norton AntiVírus deixa chineses furiosos

Anti-antivírus?!Todo mundo está cansado de saber dos problemas de censura na internet que os cidadãos chineses sofrem. Na verdade, não é só na internet, como deixa bem claro este post. Como se essas questões já não fossem o suficiente para atrapalhar a vida dos nossos “vizinhos do outro lado do mundo”, essa semana, o Norton AntiVirus resolveu sacaneá-los.

A Symantec liberou uma atualização de seu antivírus, como faz regularmente, mas a versão chinesa tinha uma falha que identificava os arquivos netapi32.dll e lsasrv.dll como cavalos-de-tróia e, portanto, os eliminava. Ao desligar o PC e ligá-lo novamente, os usuários notaram que, ao invés do Windows iniciar normalmente, a velha e saudosa tela azul da morte aparecia. Isso aconteceu porque os arquivos mencionados são essenciais ao funcionamento do sistema operacional.

Poucas horas depois da descoberta da falha, a Symantec liberou uma nova versão da atualização para corrigir o bug, mas já era tarde. Apesar do problema só ter afetado a versão chinesa com Service Pack 2 do Windows XP, milhares de chineses arrancaram os cabelos tentando recuperar o sistema operacional…

Com um antivírus assim, quem é que precisa de vírus?

Referência: ComputerWorld.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn