A Dell quer conhecer seus interesses em relação ao Linux

DellConforme mostra este post, a Dell se surpreendeu ao descobrir que muitos de seus clientes (ou possíveis clientes) gostariam de ter o sistema operacional Linux instalado nos PCs adquiridos da empresa. Tal fato gerou a expectativa de que a companhia fosse atender a esses pedidos, mas a própria Dell desmentiu essa notícia, conforme mostra este post.

Bom, então o assunto está encerrado, certo? Errado. Não sei se a Dell voltou atrás em sua decisão ou se houve desencontro de informação, mas agora a gigante dos PCs quer saber qual distribuição Linux os usuários gostariam de ter em seus computadores Dell.

Para isso, a empresa colocou uma pesquisa na internet para tentar entender os interesses de quem pede Linux. A última pergunta é justamente qual a distribuição preferida do usuário. As opções são: Red Hat Enterprise Desktop, Fedora, OpenSuSE e Ubuntu, além de um item “Outros”, onde pode-se indicar outra distribuição.

Como usuário satisfeito do Ubuntu, eu votaria nessa distribuição. No entanto, creio que a Dell poderia dar a opção de escolha ao usuário no ato da compra, satisfazendo assim a maioria dos gostos (embora isso possa gerar um aumento de custos). Se eu comprasse uma máquina que viesse com o Fedora, por exemplo, provavelmente instalaria o Ubuntu no lugar, pelo único motivo de já estar bastante habituado com essa distribuição.

Creio que muita gente faria o mesmo, isto é, trocaria a distribuição oferecida por uma de sua preferência. Isso quer dizer que o fato do Linux ser oferecido em vários “sabores” pode representar uma grande dor de cabeça à Dell, tanto que, talvez, esse seja um dos motivos da pesquisa.

Referência: OSNews.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn