Destaques de 2006 em tecnologia e internet

O ano de 2006 não foi nada tedioso para os usuários de tecnologia e internet. Houve tantas novidades e acontecimentos interessantes, que fica até difícil fazer uma lista de destaques sem cometer injustiça. Mesmo assim, arrisco: mostro a seguir uma lista das cinco coisas que, na minha opinião, mais se destacaram em 2006:

:: YouTube: é impossível falar de internet em 2006 sem lembrar do YouTube. Quem é que não viu vídeos engraçados, assistiu clipes e trechos de programas antigos ou simplesmente não enviou aquele filmezinho feito em uma câmera digital para compartilhar com os amigos? O YouTube simplesmente consolidou o conceito dos próprios usuários gerarem e consumirem conteúdo, tudo feito de maneira simples e descomplicada. Para não restar dúvidas da importância desse site, vale lembrar que o Google adquiriu o YouTube em outubro por 1,6 bilhão de dólares.

:: Blogosfera:
os blogs representam uma das atividades mais democráticas da internet. Graças a eles, qualquer pessoa pode sair do anonimato e produzir conteúdo relacionado ao seu trabalho, aos seus estudos, aos seus hobbys ou até mesmo sobre sua vida pessoal. É muito bacana ver que a cada dia surgem blogs muito interessantes, fazendo com que entremos novamente naquele conceito dos próprios usuários da internet gerarem e consumirem conteúdo. As vantagens dos blogs não param por aí: com eles, você conhece pessoas realmente interessantes, aprende e ensina, desenvolve suas habilidades de escrita e, quem sabe, pode até ganhar uma graninha. Entre os blogs de tecnologia e internet, recomendo os seguintes: BrPoint, Meio Bit, Daniel Santos, Como Faço?, Tecnoblog, Garota Sem Fio, Revolução Etc e BlogAjuda. Mas reconheço que estou sendo injusto, já que há muitos outros blogs excelentes sobre tecnologia no Brasil que não foram mencionados.

:: Jogos: embora o PlayStation 3 e o Nintendo Wii tenham sido lançados apenas no final do segundo semestre, nunca fiquei tão empolgado com o assunto, mesmo porque vários sites e blogs passaram o ano comentando sobre os consoles e seus futuros jogos. Incentivado por amigos, comprei até um Nintendo DS. Um colega de trabalho trouxe o Wii dos EUA e, ao experimentá-lo, fiquei impressionado e já o incluí na minha lista de compras para 2007.

:: Google: não é bajulação, mas me dei conta de que utilizei e muito vários serviços do Google este ano, até fiz um post sobre isso. Hoje, Gmail, Google Calendar, Google Reader, Google Talk, Google Earth e o serviço de buscas são indispensáveis a mim. O Google deu alguns passos para trás, como na eliminação do Writely, mas no geral mandou muito bem.

:: Ubuntu Linux: nunca me dei tão bem com uma distribuição Linux como me dei com o Ubuntu. A começar pela instalação, que é muito fácil. Depois vem a ampla documentação, seguida da facilidade em personalizá-lo, instalando e removendo sem complicações os programas que desejar e aplicando configurações sem quebrar a cabeça. Se você quer um sistema operacional moldado às suas necessidades, o Ubuntu pode te ajudar e muito nisso.

Pois bem, espero que 2007 siga essa tendência de crescimento, criatividade e inovação, especialmente em relação aos blogs que, pelo menos no Brasil, ainda não alcançaram todo o seu potencial. As expectativas são boas. As possibilidades, idem.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn