Recall de baterias: agora é a vez da Toshiba

Primeiro foi a Dell. Depois foi, quem diria… a Apple! Agora é a Toshiba. Em comum? Todas usam baterias da Sony em seus notebooks e todas anunciaram um programa de recall (troca) dessas peças devido a um risco de explosão. No caso da Toshiba, o problema é a possibilidade da bateria perder energia repentinamente.

Será que é isso mesmo? De acordo com a Toshiba, partículas metálicas podem (em ocasiões raras) se desprender e alcançar a fonte de energia, causando um curto-circuito que faz a carga da bateria se esvaziar, mas não se incendiar. Para ser sincero, acredito que isso seja verdade, afinal, a Toshiba sabe que se especialistas descobrirem que ela está acobertando um problema, vai ter sua imagem bastante prejudicada.

A Toshiba estima que cerca de 340 mil baterias deverão ser trocadas. No momento em que este texto era escrito, somente o site inglês da empresa esclarecia quais os modelos que deverão passar pelo processo. Este link indica um programa que, se instalado em um notebook da empresa, é capaz de informar se o aparelho apresenta o problema.

A dúvida que fica no ar é: se tantas empresas estão trocando as baterias de notebook fabricadas pela Sony, por que esta não faz o mesmo com seus laptops? Somente seus equipamentos recebem peças de qualidade? Mistério…

Referência: TechSpot.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn