GoEar: um “YouTube” para áudio

Tentando pegar carona no sucesso monstruoso do YouTube, eis que surge um site que explora a mesma idéia, só que para áudio: o GoEar. Nele, os usuários podem compartilhar gratuitamente suas músicas e escutá-las através do próprio site, com qualidade sonora muito boa. O único problema é que não há como baixar a música para o computador, embora já existam ferramentas que façam isso (não testei, por isso não me peçam para indicar uma).

O site tem diversas utilidades. Se você quer conhecer o som de uma banda, mas está em dúvida se vale a pena comprar o CD ou baixar faixas em MP3, eis um bom meio para isso. Se você quer oferecer a possibilidade dos usuários ouvirem seus podcasts diretamente de seu site sem ter que baixá-los para isso, o GoEar pode ser uma boa idéia, afinal, como mostra a caixa abaixo, permite colocar um arquivo de áudio para executar em qualquer página, assim como acontece com os vídeos do YouTube ou do Google Video, por exemplo. Ainda, se você tem uma banda ou é músico, esse é mais um meio de divulgar seu trabalho.

O site é interessante, mas ainda está no começo. O visual é pobre, embora leve e funcional; o acervo de músicas ainda é pequeno, afinal, o GoEar ainda não é muito conhecido; nos meus testes, não deu para conhecer o tempo exato de duração das músicas. Mas acho que é questão de tempo para esses detalhes serem melhorados.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn