50 anos da lendária copiadora Xerox 914

Se tem um tipo de produto antigo que é popular até hoje e que não deve sair do mercado nem tão cedo é a copiadora, mais conhecida como “máquina de xerox” ou “xerocadora”. Essa popularidade toda se deve em parte ao modelo Xerox 914, o primeiro aparelho do tipo a fazer sucesso em escala comercial.

A Xerox 914 surgiu em 1959 e foi desenvolvida por Chester Carlson, sendo apresentada primeiramente em uma feira industrial em Nova York, Estados Unidos. Carlson é um dos principais nomes por trás desse tipo de tecnologia. Ele passou anos pesquisando técnicas de reprodução de imagens, até que, em outubro de 1938, conseguiu realizar, junto com o físico Otto Kornei, uma experiência que resultou na primeira cópia xerográfica do mundo!

Chester Carlson com o primeiro protótipo de sua invenção - Imagem por Xerox
Chester Carlson com o primeiro protótipo de sua invenção – Imagem por Xerox

Em 1942, Carlson patenteou sua invenção. Isso foi importantíssimo para que ele conseguisse, mais tarde, patrocínio com um instituto de pesquisa que, tempos depois, fechou uma parceria com uma pequena empresa chamada Haloid para produzir esse tipo de equipamento.

Carlson continuou com suas pesquisas e, durante esse tempo, sua invenção recebeu o nome de xerography (xerografia) em alusão à combinação das palavras gregas xerox (seco) e grafia (escrita). Tempos depois, a Haloid criou a marca Xerox para esse tipo de produto, apesar de não ter tido grande êxito comercial até então.

O sucesso só veio mesmo com o lançamento da Xerox 914, a primeira copiadora a se mostrar viável, tanto em termos de fabricação quanto em utilização. O equipamento foi produzido até o início da década de 1970. Ao longo desse tempo, a Xerox colocou mais de 200 mil unidades no mercado. A copiadora teve tanta aceitação que a Haloid, que havia mudado seu nome para Haloid Xerox Inc. em 1958, passou a se chamar Xerox Corporation em 1961.

A Copiadora Xerox 914 - Imagem por Xerox
A Copiadora Xerox 914 – Imagem por Xerox

Para a época, a Xerox 914 era uma copiadora realmente muito boa. Nela, a primeira cópia de um documento levava cerca de 15 segundos para ser concluída, mas as demais eram feitas na metade desse tempo. Aliás, o seu nome foi dado em alusão a outra característica do equipamento: sua capacidade de gerar cópias de documentos com até 9×14 polegadas.

Depois disso, outros modelos vieram, as copiadoras se tornaram populares no mundo todo e a marca Xerox acabou virando sinônimo de cópia de documentos. No Brasil, transformaram a marca até em verbo: “xerocar”.

Atualmente, é possível encontrar uma Xerox 914 em exposição no Smithsonian – National Museum of American History, localizado lá longe, em Washington DC. Ah, há algumas fotos da celebração dos 50 anos da copiadora neste álbum no Facebook 🙂

Referências: Real Business at Xerox, Wikipedia, Smithsonian NMAH, The Copier Blog.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn