120 anos de Nintendo!

NintendoÉ difícil acreditar que algumas empresas têm mais de um século de existência, ainda mais uma empresa como a Nintendo. Sim, essa mesmo que é responsável por franquias como Mario, Zelda, Donkey Kong, Metroid, entre outras. Pois saiba que essa gigante japonesa que é sinônimo de diversão e entretenimento está completando 120 anos de existência!

A empresa nasceu em 23 de setembro de 1889 pelas mãos de Fusajiro Yamauchi, no Japão. Inicialmente, a companhia se chamava Nintendo Koppai. Não, videogames não existem há tanto tempo assim. De fato, a Nintendo começou sua história no ramo do entretenimento, mas seu início foi marcado pela fabricação de hanafuda, um tipo de jogo de cartas.

Hanafuda - Imagem por Wikipedia
Hanafuda – Imagem por Wikipedia

A Nintendo seguiu crescendo nesse segmento, expandindo suas operações inclusive para o ocidente. No entanto, a empresa só passou a trabalhar com produtos diferentes de cartas em 1969, pelas mãos de Hiroshi Yamauchi, sobrinho de Fusajiro e herdeiro da companhia. Na época, ele conheceu Gunpei Yokoi, um gênio que criou para a Nintendo brinquedos que ficaram muito populares, como o Ultra Hand, um braço mecânico.

Na década de 1970, jogos eletrônicos já estavam chamando a atenção das pessoas. É nessa época que surgiram clássicos como Space Invaders e Pong. De olho nesse mercado, a Nintendo fechou uma parceria com a empresa Magnavox para comercializar uma versão do Odyssey, mas esse console não vendeu tanto quanto o esperado.

Hiroshi Yamauchi - Imagem por NintendoLand
Hiroshi Yamauchi – Imagem por NintendoLand

Mesmo assim, Hiroshi Yamauchi decidiu seguir o conselho de Masayuki Uemura, outro gênio da Nintendo, e não desistiu do segmento: em 1977 fechou uma parceria com a Mitsubishi para lançar a linha Color-TV-Game, uma série de adaptações do jogo Pong.

Em 1980, a Nintendo lançou seu primeiro console próprio: a linha Game & Watch, um tipo de portátil de um único jogo cuja tela contém impressa o cenário do game – uma criação de Gunpei Yokoi (tô falando que o cara era gênio). Essa linha contou com vários títulos e fez grande sucesso.

O Nintendo Game Boy foi outra criação de Gunpei Yokoi
O Nintendo Game Boy foi outra criação de Gunpei Yokoi

Voltemos para 1977, pois esse foi o ano em que o famoso Shigeru Miyamoto entrou para a Nintendo. Na época, ele havia acabado de se formar em desenho industrial e teve como principal função ajudar na elaboração do exterior de máquinas de arcade.

O ano de 1980 também marca a chegada da Nintendo nos Estados Unidos. Naquela época, a empresa lançou no mercado americano um arcade chamado Radarscape, que fez sucesso no Japão, mas não no recém-explorado território. Hiroshi Yamauchi precisava de alguma iniciativa para contornar esse problema, mas suas principais cabeças estava ocupadas, especialmente Gunpei Yokoi, que trabalhava no projeto do Game & Watch. Foi então que o executivo resolveu convidar Shigeru Miyamoto para aproveitar a plataforma do Radarscape e lançar algo mais atraente.

MarioO jovem Miyamoto topou o desafio e logo lançou Donkey Kong, um jogo onde um gorila havia sequestrado uma moça e cabia a um “homenzinho” bigodudo chamado Jumpman salvá-la. Como você deve saber, esse “homenzinho” depois de transformou em um símbolo da Nintendo: Mario.

Depois disso, só sucesso. Vieram consoles como o “Nintendinho“, a linha Game Boy, o Super Nintendo, alguns tropeços, como o Virtual Boy, até chegarmos nos dias de hoje, com o Wii e o DSi. Incrível, não? Se quiser mais detalhes, publiquei aqui no InfoWester um artigo que conta a história da Nintendo.

Por fim, como fã da Nintendo, só me resta dizer parabéns à empresa por tantos anos de diversão e sucesso! E que venham os próximo 120 anos 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn