Como inserir numeração no Word 2003 apenas nas páginas desejadas

Introdução

Um recurso muito interessante do Microsoft Word é a possibilidade de inserir numeração automática nas páginas do documento. Para isso, basta ir em Inserir / Número de páginas e executar a configuração desejada. No entanto, com este recurso, a numeração sempre será feita em todas as páginas do arquivo. Em alguns casos, pode ser que você queira que a numeração apareça em determinadas páginas e em outras não. Por exemplo, suponha que você criou um documento dividido em capítulos. A capa e a sobrecapa do documento e a primeira página de cada capítulo não devem ser numeradas. É perfeitamente possível fazer isso no Word. O objetivo deste artigo é explicar como realizar tal ação.

Note, no entanto, que este tutorial é válido apenas para o Word 2003 e anteriores. Se você utiliza a versão 2013 ou 2010 do programa, confira o tutorial "Inserindo numeração apenas em algumas páginas do Word 2013 ou 2010".


Quebra de seção

Existe um recurso no Word chamado quebra de seção. Ele faz com que seja possível dividir o documento em partes, tal como se existisse mais de um arquivo dentro do mesmo documento. É através da quebra de seção que é possível colocar numeração em determinadas páginas e em outras não. E não é só numeração. Você pode colocar rodapé ou cabeçalhos diferentes no mesmo documento.

Para este tutorial, abra qualquer arquivo do Word existente em seu computador (ser for um arquivo importante, faça uma cópia e a utilize) ou crie um (por exemplo, infowester.doc) e insira textos em algumas páginas. Clique no final de qualquer página, após o último caractere. Em seguida, vá no menu Inserir / Quebra e em Tipos de quebra de seção escolha Próxima página. Para ver a quebra, é necessário ir em Exibir e escolher Normal. Para ver a quebra na visualização Layout de Impressão clique no ícone Mostrar/Ocultar, que mostra os espaços entre caracteres, parágrafos e as quebras (ver imagem abaixo).

Botão Mostrar/Ocultar

Agora, clique na página após a quebra e vá em Exibir / Cabeçalho e Rodapé. Tanto o campo do cabeçalho quanto o do rodapé poderão ser alternados clicando no botão Alternar entre cabeçalho e rodapé (ver imagem abaixo). Na caixa que aparecer, seja no cabeçalho, seja no rodapé, desmarque o botão Mesmo que a seção anterior (ver imagem abaixo), pois ele copia ou sequencia o que estiver no cabeçalho/rodapé anterior. Em nosso exemplo, vamos colocar numeração no cabeçalho. Clique agora no botão Inserir número da página e, depois, em Formatar números de página para alternar o número de início ou a formatação do número. Por fim, clique em Fechar. Repare agora que na seção anterior as páginas não receberam numeração. Assim, se por exemplo, você criar um documento com capa e sobrecapa onde estas não devem receber numeração, crie uma seção a partir da terceira página e realize estes procedimentos. Lembrando: este recurso funciona também em textos de cabeçalho ou rodapé.

Botões Inserir número, Mesmo que a seção anterior e Alternar entre cabeçalho e rodapé

Agora, vamos supor que você tem um arquivo com todas as páginas já numeradas, mas algumas não devem ter número (por exemplo, a primeira página de um capítulo). Para cada página sem numeração, você deve criar um quebra de seção no final da página anterior e uma quebra de seção no começo da página posterior. Por exemplo, num determinado documento com 10 páginas, a página 4 não deve ser numerada. Clique após o último caractere da página 3 e insira uma quebra. Em seguida, clique antes do primeiro caractere da página 5 e novamente insira uma quebra. A página 4 ficou isolada e o documento dividido em 3 seções (primeira seção: páginas de 1 a 3; segunda seção: página 4; terceira seção: páginas de 5 a 10). Clique na página que deve ficar sem numeração e vá em Exibir / Cabeçalho e Rodapé. Selecione o local onde o número está (se no cabeçalho ou no rodapé) e desmarque a opção Mesmo que a seção anterior. Vá à seção seguinte e faça o mesmo. Agora volte à página em questão, vá onde está o número da página e o apague. Repare agora que a numeração não existe mais nesta página, mas continua existindo nas páginas anteriores e posteriores. Como pode ser vista na visualização (menu Arquivo / Visualizar Impressão) do arquivo no Word da imagem abaixo, a página 4 não possui numeração.

Visualização de arquivo com uma página sem numeração


Finalizando

Como você deve ter notado, a inserção personalizada de números de páginas no Word dá um pouco de trabalho, mas não se trata de um procedimento complicado. O principal macete é dominar os recursos de quebra de seção. Assim, você conseguirá fazer numerações ou cabeçalhos/rodapés mais sofisticados. E se algo der errado e a numeração virar uma verdadeira bagunça, pare tudo, descanse e comece novamente. Certamente você aprenderá com os erros e logo não mais os cometerá.

Mas existe mais uma dica importante na hora de inserir numeração em apenas algumas páginas do Word: vá em Arquivo / Configurar página. Escolha a guia Layout. Em seguida, vá em Aplicar: e escolha No documento inteiro. Vá agora ao lado esquerdo da caixa e em Início da seção: escolha a opção Nova página. Seguindo estes passos, a configuração de numeração que você montar em seu arquivo seguirá uma sequência correta e ajuda a evitar erros comuns nestes casos, como de duas páginas com o mesmo número. Essa configuração é vista na figura abaixo.

Configuração de página

Este tutorial foi escrito com base no Office 2003, mas é funcional nas versões Office XP e Office 2000, podendo haver algumas pequenas diferenças. Um tutorial para a versão 2013 está disponível aqui.

Escrito por - Publicado em 16_05_2004 - Atualizado em 06_05_2013

Aproveite e confira aqui os preços do Microsoft Office!