Como configurar o Outlook Express

Introdução

Por ser distribuído junto com o navegador Internet Explorer, o Outlook Express é o cliente de e-mail mais usado nos sistemas operacionais Windows. Sua função é, basicamente, enviar e receber e-mails, sem que para isso seja necessário utilizar o site no qual o internauta possui conta de e-mail. O objetivo desse artigo é mostrar como configurar o Outlook Express em sua conta de e-mail. É importante frisar que é necessário ter as seguintes informações: nome do servidor POP e nome do servidor SMTP. Essas informações devem ser solicitadas ao provedor do e-mail e caso não existam, é porque seu e-mail não suporta esse tipo de utilização.

Configurando o Outlook Express

O primeiro passo, obviamente, é entrar no Outlook Express. Depois disso, vá em Ferramentas / Contas, clique em Adicionar e, posteriormente, em Email, como mostra a figura abaixo:

Feito isso, aparecerá uma janela onde você deve indicar seu nome, o nome da empresa ou um apelido qualquer. É esta informação que aparecerá no campo "De" de todas as mensagens que você enviar:

O próximo passo é preencher o campo "Endereço de email". Nele, você digitará seu e-mail:

Na janela seguinte, é necessário informar o nome dos servidores do seu e-mail. Relembrando, essas informações são fornecidas pelo seu provedor. O primeiro, é o servidor de mensagens recebidas, que geralmente é POP3 (também pode ser IMAP). O segundo, é o servidor de mensagens enviadas, SMTP:

Agora o último passo, que consiste em preencher o nome da conta, que nada mais é do que tudo o que vem antes do @ do seu endereço. Depois, você deve fornecer sua senha de acesso ao e-mail. Se você deixar marcada a opção "Lembrar senha", não será necessário informar a senha toda vez que você acessar o Outlook Express. Por isso, é recomendável deixar desmarcada tal opção, caso você compartilhe o mesmo usuário do computador com mais alguém:

Pronto! Você já configurou a conta de e-mail e poderá usá-la. No entanto, a grande maioria dos provedores de e-mail só permite o envio de mensagens se houver autenticação. Para isso, vá em Ferramentas / Contas / Email, escolha a conta que você acabou de criar e clique no botão Propriedades. Em seguida, escolha a guia Servidores e marque a opção "Meu servidor requer autenticação".

Clique no botão Configurações. Geralmente, a opção "Usar as configurações do servidor de entrada de emails" é que deve ser marcada. No entanto, caso o provedor use uma senha para envio e outra para recebimento, marque a opção "Fazer logon usando" e preencha os campos "Nome da conta" e "Senha".

Finalizando

Caso você queira criar outra conta, vá em Arquivo / Identidades e escolha Adicionar nova identidade. Feito isso, siga as orientações que aparecem e repita os procedimentos explicados aqui.

Este tutorial foi feito com base na versão 6 do Outlook Express. Assim, algumas diferenças podem existir em relação a outras versões.

Escrito por - Publicado em 30_06_2003 - Atualizado em 10_02_2005