O WebGL encontrou um problema. Como resolver esse erro?

Eu tenho um notebook Samsung novinho, com Windows 10, mas que dá erro no Google Chrome. Às vezes, quando abro o YouTube, o Facebook ou o site da minha faculdade, o navegador congela e a tela fica toda preta. Tudo volta ao normal depois de alguns segundos, mas já aconteceu de o erro fazer o meu computador reiniciar e, nessa, eu perder os dados não salvos.

Toda vez que o problema acontece, aparece uma mensagem de erro dizendo: “Puxa! o WebGL encontrou um problema”. Não sei o que fazer para resolver. Podem me ajudar? Grata,

Larissa Gomes, Salvador — BA

Larissa, o WebGL (Web Graphics Library) é um conjunto de padrões que facilita a exibição de gráficos 3D e conteúdo relacionado no navegador sem a necessidade de instalação de plug-ins ou extensões.

Chrome - O WebGL encontrou um problema

Via de regra, o navegador requer aceleração por hardware para que o WebGL funcione normalmente, ou seja, precisa que a renderização e a exibição do conteúdo sejam auxiliadas pela GPU — a placa de vídeo do seu computador.

É aí que pode estar o problema: é possível que a aceleração de hardware esteja desabilitada no Chrome por alguma razão. É o seu caso? Vamos descobrir: vá ao menu do Chrome (ícone ao lado da barra de endereços), “Configurações” e, lá embaixo, clique em “Mostrar configurações avançadas”.

Agora, marque a caixa da opção “Usar aceleração de hardware quando disponível” e reinicie o Chrome. Isso deve resolver.

Chrome - aceleração de hardware

A opção já estava marcada? Então a desmarque. Soa contraditório, mas a aceleração por hardware também pode apresentar problemas.

Não deu certo? Tentemos outra coisa, então: digite “chrome://flags” (sem aspas, obviamente) na barra de endereços do Chrome, encontre o item “Substituir a lista de renderização do software” (normalmente é o primeiro item) e clique em “Ativar”. Lá embaixo, clique em “Reinicie Agora” (ou equivalente).

Provavelmente, uma dessas medidas resolverá o problema. Mas se o erro persistir, tente atualizar os drivers da placa de vídeo (via Windows Update mesmo), desinstalar e depois instalar novamente o Chrome ou resetar as configurações do navegador. Para este último procedimento, volte em “Configurações”, “Mostrar configurações avançadas” e clique no botão “Redefinir configurações”.