Vale a pena comprar um tablet “xing-ling” para a minha filha pequena?

Estou procurando um tablet para a minha filha. Como ela é pequena – vai fazer 5 anos –, pensei em comprar um tablet baratinho, desses “xing-lings” que vendem no Mercado Livre. A Minha pergunta é: vale a pena adquirir um tablets desses, já que é só para ela brincar, ou não?

Rodrigo Batista, São Paulo – SP.

Rodrigo, para ser franco, acho que não vale a pena, por uma série de motivos. Para começar, estes tablets normalmente têm uma série de limitações técnicas: bateria com baixa autonomia, tela resistiva (é mais difícil fazer toques na tela), desempenho abaixo do esperado, entre outros.

Além disso, também é necessário levar em conta que um tablet pode ser muito mais do que um brinquedo para a sua filha: há vários aplicativos educacionais e de entretenimento voltados à faixa etária dela; se você comprar um dispositivo de qualidade inferior, a experiência dela será negativa e, logo, ela esquecerá o “brinquedo”.

Há ainda o fator segurança: muitos destes produtos são fabricados sem controle de qualidade. Assim, as chances de uma peça pequena se desprender, por exemplo, são maiores, e isso pode ser um perigo para crianças.

Eu sugiro que você compre um iPad ou um tablet com Android de uma marca reconhecida, mesmo custando mais caro. Com o uso dos aplicativos certos, sua filha terá uma experiência muito boa para desenhar, aprender a ler e escrever, usar jogos educativos, entre outros.