Tem como saber quem visitou meu Facebook?

236 Flares 236 Flares ×

Olá! Eu gostaria de saber se é possível descobrir quem tem visitado meu perfil no Facebook. É que eu vejo links e programas oferecendo esta possibilidade, mas eu fico desconfiada. Obrigada!

Patrícia Lopes – Campo Grande, MS.

Faz bem em desconfiar, Patrícia. O Facebook mantém um registro de todas as atividades de seus usuários e, portanto, seus computadores “sabem” quem visita quem dentro da rede social. Mas, a empresa não libera estas informações para ninguém, nem para os próprios usuários, portanto, não há aplicativos, scripts ou extensões de navegadores que possam te revelar tais detalhes.

Alguns destes programas podem até parecer que funcionam porque indicam perfis verdadeiros, façam eles parte da sua rede de contatos ou não. Mas estas informações são aleatórias e não correspondem à verdade.

Estas ferramentas, na maioria das vezes, têm finalidade maliciosa: tentam, por exemplo, obter o seu login e senha para disseminar malwares entre os seus contatos. Portanto, passe longe delas e, quando for o caso, avise parentes e amigos. Para convencê-los, você pode até mostrar esta página de ajuda do Facebook, que confirma a não disponibilização destas informações:

Perguntas e Respostas do Facebook

Da mesma forma, o Facebook não permite que outras pessoas saibam que você visitou os perfis delas, vale ressaltar.

Mas, se o Facebook sabe quem visita o meu perfil, por que não me diz?

Se você se fez esta pergunta, saiba que pode haver uma série de razões para isso. A maioria obscura, certamente, mas uma delas é que o Facebook sabe que muita gente abandonaria o serviço ao constatar que inúmeros desconhecidos veem seus comentários, fotos e conteúdo compartilhado todos os dias. Alguns podem ficar admirados com toda esta “fama”, mas outros certamente ficarão preocupados.

Possíveis conflitos também poderiam afastar usuários. Imagine o que uma garota iria pensar, por exemplo, se ela descobrisse que o namorado entra todos os dias na página de uma amiga.

Para que o Facebook guarda estas informações, então?

A maioria das razões a gente nunca vai descobrir, mas uma delas é otimizar o seu próprio acesso aos perfis mais visitados. Faça um teste: se, por alguma razão (um “amor platônico”, por exemplo), você visita regularmente o perfil de Fulano de Tal, que não faz parte da sua lista de contatos, a página dele aparecerá primeiro na busca do Facebook, mesmo que você tenha outras pessoas de nome Fulano entre seus amigos.

Da mesma forma, se você visita todos os dias a página de alguém que faz parte da sua lista de contatos, o Facebook tenderá a mostrar informações desta pessoa (fotos, conteúdo compartilhado, etc) em sua “linha do tempo” (timeline) com mais frequência.

Ao menos você pode ter uma visão clara das suas próprias atividades no Facebook (comentários, “curtidas” e afins): basta acessar o seu Registro de atividades.

Note que todas estas informações são tratadas e organizadas por algoritmos complexos. O Facebook possui uma avançada solução de Big Data que permite à empresa analisar e processar os dados de seus quase 2 bilhões de usuários a todo instante, sem interferência humana, a não ser em casos muitos específicos (quando autoridades judiciais de algum país pedem informações sobre uma pessoa investigada, por exemplo).

* * *

A melhor maneira de lidar com esta questão é esquecê-la, simples assim. Trate de proteger o seu perfil para evitar que informações pessoais caiam nas mãos de gente desconhecida e desencane de querer saber quem visita suas páginas. Dependendo da pessoa, ter acesso a estas informações pode levar à ansiedade, frustração, obsessão e assim por diante.

236 Flares Twitter 23 Facebook 207 Google+ 6 236 Flares ×




Nenhum comentário

Comentários encerrados.