Que tipo de programa posso usar para proteger os computadores de uma escola?

Que tipo de programa posso usar para proteger os computadores de uma sala de informática de uma escola? Os alunos sempre baixam jogos ou mudam as configurações da máquina, causando prejuízo para a instituição que sempre se vê obrigada a chamar um técnico para resolver o problema.

Marcelo Marques

Este é um problema recorrente para quem administra lan houses, laboratórios de informática de escolas ou universidades, computadores de escritórios, entre outros. Inadvertidamente, alunos, funcionários, visitantes e outros tipos de usuários acabam instalando programas de maneira indevida nas máquinas ou mesmo as contaminando, sem perceber, com malwares.

Felizmente, há boas soluções para problemas deste tipo. Entre as mais eficientes estão ferramentas que fazem com que o sistema volte a um estado pré-determinado pelo administrador após a sua reinicialização ou o faça a partir de um comando de restauração. Com isso, o usuário pode até conseguir fazer uma instalação indevida na máquina, mas quando esta for religada ou restaurada, somente estarão ali os programas, configurações e arquivos definidos pelo administrador.

Uma das ferramentas mais conhecidas para isso é o Deed Freeze, que se destaca por ser relativamente fácil de configurar. A desvantagem, porém, é o fato de se tratar de uma solução paga. Uma alternativa mais barata é o Returnil Virtual System (gratuito apenas para uso pessoal). Há também uma opção gratuita: o Comodo Time Machine.

Vale frisar que programas do tipo também podem trazer problemas se não forem devidamente configurados, portanto, é recomendável que a sua instalação seja feita por alguém com algum conhecimento sobre o assunto.