Por quanto tempo um computador pode ficar ligado ininterruptamente?

Gostaria de saber o seguinte: por quanto tempo um computador comum pode ficar ligado ininterruptamente? O “liga/desliga” pode comprometer a vida útil do da máquina?

Garcia Neto, São Luiz – MA.

A princípio, uma computador pode ficar ligado direto por semanas ou até mesmo meses sem problema algum. Esta prática, por si só, normalmente não faz com que os componentes da máquina se desgastem mais rapidamente. Por outro lado, há alguns fatores relacionados que podem sim afetar a durabilidade do equipamento, especialmente refrigeração inadequada, acumulo excessivo de poeira e oscilações na rede elétrica.

Isso significa que se o computador possuir um sistema de refrigeração capaz de evitar o superaquecimento dos componentes, estiver em um ambiente livre de fontes de calor, estar devidamente conectado à rede de energia (sendo protegido por um nobreak de qualidade, por exemplo), entre outros cuidados, as chances de danos por tempo de uso diminuem drasticamente.

Quanto ao hábito de “ligar e desligar” frequentemente o computador, pode haver sim desgaste de algum componente (o HD, por exemplo) por consequência desta prática, mas normalmente não se trata de nada significativo, não ao ponto de você ter a necessidade de manter a máquina funcionando constantemente só para evitar seu desligamento, com possível exceção para o “liga/desliga” realizado várias vezes por dia.

É válido frisar que, independente do computador permanecer ligado por muito tempo ou não, estamos falando de um equipamento composto por vários dispositivos eletrônicos que, por sua natureza, podem falhar a qualquer momento. Sendo assim, por mais cuidadoso que você seja, é importante fazer backup (cópia) de seus arquivos regularmente.