Meu computador está desligando sozinho. O que pode ser?

Comprei um PC no início do ano e instalei nele uma placa de vídeo mais potente no mês passado. O problema é que, desde então, o computador desliga sozinho sempre que estou assistindo a um filme ou jogando, como se eu o tivesse desconectado da tomada. O que pode ser?

Francisco Oliveira, Natal – RN.

Francisco, este é um problema bastante recorrente. No seu caso, a falha começou somente após o upgrade da placa de vídeo e ocorre em momentos que exigem bastante do dispositivo, me fazendo desconfiar de que a causa esteja na fonte de alimentação. O que acontece é que as placas de vídeo normalmente consomem muita energia e a fonte não consegue dar conta. Se for este o caso, não há outra solução a não ser gastar um pouco mais de dinheiro e comprar uma fonte melhor.

Você não forneceu as características do seu computador, mas presumo que, até então, a placa de vídeo da máquina era onboard, isto é, integrada à placa-mãe. Normalmente, chips deste tipo são econômicos, tanto em capacidade gráfica quanto em consumo de energia, razão pela qual não acontecia nada de anormal com a máquina. No entanto, você deve ter feito um upgrade para uma placa de vídeo muito mais “poderosa” e que, portanto, exige mais energia, fazendo os problemas começarem.

Outra causa comum para problemas como este é o superaquecimento. Neste caso, o desligamento serve para evitar que os componentes da máquina sofram danos. Em relação a este aspecto, você pode observar se os coolers (aqueles ventiladores internos) estão funcionando corretamente. Também pode ser o caso de testar a máquina com o gabinete aberto: se tudo funcionar corretamente, provavelmente se trata mesmo de problemas de aquecimento. Outra opção é utilizar um software que verifica as temperaturas, como o Everest/AIDA.

Mas, por experiência e pelas características da falha descritas por você, acredito que o problema esteja mesmo na fonte de alimentação, especialmente porque no Brasil é comum a comercialização de componentes do tipo de má qualidade. É recomendável utilizar uma fonte de marca mais conceituada, como OCZ, Zalman, Enermax, entre outras, além de considerar também o aspecto de capacidade do dispositivo. Você pode saber mais sobre o assunto em nosso texto sobre fontes de alimentação.





  • Jose Brandao Cordeiro

    ótimo texto para quem está iniciando o seu trabalho em informática.
    Obrigado

  • evandro francisco bueno

    muitas perguntas foram sanadas depois que conheci o site , textos bem claro e um otimo lugar para tirar duvidas . parabens. . . . . abrcs

  • Obrigado, Evandro 🙂