Equipamentos compatíveis com IPv6

Olá, amigos! Minha dúvida se refere aos equipamentos que suportam o protocolo IPv6. Pretendo comprar uma impressora multifuncional, um roteador e um tablet com Wi-Fi, mas não sei se esses dispositivos são compatíveis com o referido padrão. Me ajudem, por favor. Tenho medo de comprá-los sem orientação e me dar mal.

Fabio, Rio de Janeiro – RJ.

Bastante pertinente a sua preocupação, Fabio. O IPv6 é uma solução mais do que satisfatória para o esgotamento dos endereços IPv4, razão pela qual a sua adoção plena é apenas questão de tempo. Felizmente, boa parte dos dispositivos atuais são compatíveis com o novo protocolo.

No caso de tablets, o suporte existe em praticamente todos os modelos por causa da própria plataforma. O Android, por exemplo, suporta IPv6 desde as suas primeiras versões. O suporte também existe para tablets iPad (iOS) ou que rodam o Windows 8.

No caso de impressoras, é necessário ter um pouco mais de cuidado, já que ainda é possível encontrar vários modelos que não suportam este protocolo. Para se ter certeza, deve-se conferir as especificações do produto antes de comprá-lo. Se a loja não fornecê-las adequadamente, você pode entrar em contato com o fabricante ou mesmo baixar o manual da impressora de seu interesse para confirmar se existe ou não suporte ao IPv6.

Esta verificação também é necessária – e deve ser feita com mais cuidado – no que se refere aos roteadores Wi-Fi. Marcas como Linksys, D-Link e TP-Link já dispõem de vários modelos com suporte ao protocolo IPv6 no mercado brasileiro. Inclusive, o blog do site IPv6.br publicou uma lista de roteadores compatíveis aqui.

A “regra de ouro”, como se vê, é esta: confira as características de cada dispositivo para ter certeza de que há suporte ao IPv6. Se necessário, entre em contato com o fabricante ou distribuidor para obter esta informação 😉





  • Olá, Emerson. Vi a lista de roteadores compatíveis e fiquei pensando em comprar. Mas, antes, gostaria de algumas orientações suas. Em uma breve pesquisa na internet, li que o dispositivo traz muita mobilidade espacial e também barreiras físicas diminuem/atrapalham a propagação do sinal, dependendo do loca de sua instalação. Aqui está meu problema. O dispositivo ficará na sala e o quarto de estudos fica sobre o último cômodo da casa. Meu receio é que o sinal chegue tão fraco ao ponto de não conseguir realizar mais download de vídeo ou qualquer outro arquivo. E também que a comunicação com a impressora wireless fique a desejar. Aguardo sua resposta. Sua ajuda é de grande valia. Desde já agradeço.

  • Fabio,

    De fato, a propagação de sinal pode sofrer interferência de paredes, equipamentos eletrônicos, de aquários grandes, etc. Mas só testando mesmo pra saber.

    Caso instale o roteador e constate o problema, você pode utilizar um repetidor wireless para aumentar o alcance da sua rede.

  • Emerson, vou testar o equipamento e se o problema existir, comprarei o repetidor wireless. Amigo, muito obrigado por responder minhas perguntas.