Como rodar DVDs de vídeo no Windows 8?

Olá, Emerson!

Quando vou assistir a um vídeo no Windows 8, aparecem duas opções: AUDIO_TS e VIDEO_TS. Clico nas duas opções, mas o vídeo não é executado. Acabo então tendo que assistí-lo por um programa alternativo, como o VLC ou o Media Player Classic. Como posso resolver isso?

Luciana, São João Del Rei – MG.

Luciana, os nomes que você informou – AUDIO_TS e VIDEO_TS – são pastas encontradas em DVDs de vídeo, o que me faz suspeitar que você queira assistir a filmes a partir deste tipo de mídia. O problema é que, por padrão, o Windows 8 não executa DVDs – no máximo, exibe o seu conteúdo, isto é, suas pastas.

Isso acontece porque a Microsoft retirou o suporte a DVD (e Blu-ray) do Windows Media Player do Windows 8. A justificativa dada pela empresa (estejamos de acordo ou não) foi a de diminuir os custos do sistema operacional: como o número de usuários que assistem DVDs a partir do computador caiu consideravelmente, a Microsoft decidiu retirar o suporte nativo ao padrão MPEG-2 (necessário à execução do DVD), já que este requer o pagamento de uma licença.

A alternativa oferecida pela Microsoft é a instalação do pacote Windows 8 Media Center, que custa por volta de 30 reais (foi gratuito até o final de janeiro de 2013). Há orientações sobre isso neste link: windows.microsoft.com/pt-BR/windows-8/feature-packs.

Mas talvez seja melhor apelar para soluções de terceiros mesmo, como o VLC Media Player e o Media Player Classic, como você já faz. Além de gratuitos, estes programas suportam vários formatos de vídeo e são relativamente leves.





  • Ana

    Instalei o VCL e o DVD abre em cores berrantes e trava no menu…se eu soubesse e a marca é Philco.