Como impedir atualização automática (autorefresh) de sites?

Se tem uma coisa que me tira do sério são estes sites que se atualizam sozinhos quando você está no meio da leitura. Isso quebra totalmente a concentração e as páginas nem sempre voltam ao ponto em que você parou. Enfim, vocês sabem como evitar estas atualizações automáticas? Uso Firefox, mas também gosto do Google Chrome.

Lívia Medeiros, Salvador – BA.

Lívia, estas atualizações automáticas de páginas (ou autorefresh) são bastante frequentes e costumam ser adotadas inclusive por sites de entidades conceituadas. Alguns o fazem para aumentar o número de visualização de páginas ou de peças publicitárias; outros para que a página exiba conteúdo novo, como uma chamada para uma notícia recém-publicada, embora haja meios mais eficientes de se fazer isso. Mas, felizmente, é possível sim bloquear esta atualizações.

No Firefox

No Firefox (versão testada: 22), há dois métodos: o primeiro consiste em clicar no botão Firefox e ir em Opções / Opções / Avançado / guia Geral. Ali, basta marcar a caixa de nome Alertar se sites tentarem redirecionar ou recarregar a página (ou equivalente). Em seguida, clique em Ok.

No segundo método, você deve digitar o comando about:config no campo de endereço do Firefox e, na tela que surgir, clicar em Serei cuidadoso, prometo! (ou equivalente). Em seguida, procure e dê dois cliques seguidos na opção de nome accessibility.blockautorefresh para altear seu status para “true”, na coluna Valor. Depois, basta fechar a aba.

No Chrome

Apesar de ser um navegador bastante completo, não consegui encontrar nenhuma maneira nativa de bloquear atualizações automáticas de sites no Google Chrome, pelo menos até a versão testada para este texto (27.x). A alternativa é instalar uma extensão que execute esta função.

Uma delas – talvez a única – é a Stop AutoRefresh. Para usá-la, vá em seu link e, na página que abrir, clique no botão Usar no Chrome (ou equivalente). Siga as instruções de instalação. Quando esta estiver concluída, as atualizações deverão ser bloqueadas automaticamente.

No Internet Explorer

O Internet Explorer também permite o bloqueio do autorefresh. Para isso, vá em Ferramentas (ícone de engrenagem no topo direito do programa) / Opções da Internet / Segurança e clique no botão Nível personalizado. Em seguida, localize o item Permitir META REFRESH e escolha Desabilitar. Clique em Ok para finalizar.

Este procedimento foi testado no Internet Explorer 10, mas deve funcionar em outras versões.

No Opera

Se você usa o Opera, deve clicar no botão que leva o nome do navegador e ir em Configurações / Preferências / Rede. Desmarque a opção Habilitar redirecionamento automático e clique em Ok.

Caso o procedimento não funcione corretamente (aconteceu aqui), tente o seguinte: abra a página que se atualiza sozinha e clique com botão direito do mouse nela. Depois, vá em Atualizar a cada e marcar a opção Nunca. A versão testada para este tutorial foi o Opera 12.14.

* * *

É válido frisar que os navegadores destacados aqui foram testados no Windows 8, podendo haver diferenças de procedimento em relação a outras versões, como já informado. É bom destacar também que as configurações mostradas aqui devem servir para a maioria dos casos, mas não há como garantir que funcionem em todos: um site pode ter um método de atualização de página que não é “detectado” por estas configurações.





  • Anderson

    Valeu! vou testar aqui.

  • Mario Maia

    O Stop AutoRefresh não funciona,por exemplo, no Facebook.

  • Najara Glenda

    Não funciona, alguem tem outra alternativa?