Como começar sem experiência no mercado?

Meu nome é Pâmela e sou estudante do Ensino Médio e curso Técnico em Informática para Internet. Meu problema é que eu estou no último módulo do curso, estudando segurança de dados, e-business, usabilidade e engenharia da informação, porém não tenho experiência no mercado, o que muitas empresas pedem. Sei que não devo começar só com freelance até mesmo porque estou sendo pressionada para conseguir um emprego efetivo e, aqui onde moro, não há vagas efetivas nesta área. Além disso, a maioria das empresas pede experiência de pelo menos um ano.

Com todas as empresas pedindo experiência, como apresentarei o meu currículo, sendo que só contarei com uma experiência de 6 meses se eu for considerar apenas o projeto interdisciplinar, constituído por um projeto real com ONGs e não apenas hipotético? E sendo que as únicas linguagens/ambientes que terei aprendido até lá são XHTML, CSS, PHP, ASP.Net (C#), Java e alguma coisa de Object Pascal?

Pâmela – Pergunta extraída do antigo Fórum InfoWester

Pâmela, o ideal é que você consiga um estágio antes de tentar um emprego efetivo. Com um estágio, apesar de normalmente você ter remuneração mais baixa, você ganhará experiência e não terá o mesmo nível de cobrança que os funcionários contratados têm (pelo menos é assim que deve ser). Além disso, poderá aprender muita coisa, caso estagie em uma empresa séria.

Eu recomendo que você comece a procurar vagas de estágios em serviços específicos para isso. Um deles é o CIEE – www.ciee.org.br -, que é gratuito. Outro é o Nube – www.nube.com.br – também gratuito, embora eu prefira o primeiro.

É importante também que você inicie uma faculdade na área quando terminar o ensino médio. Talvez você não consiga nenhum estágio agora, mas terá mais chances se estiver em um curso superior. De qualquer forma, o mercado sempre dará prioridade para quem estiver cursando faculdade, por isso é importante fazê-la.

Aparentemente você mora em uma cidade do interior. De fato, nesses locais é mais difícil conseguir estágio ou emprego na área. Por isso, também é importante que você esteja disposta a trabalhar em localidades que ofereçam mais oportunidades. Conheço muitas pessoas que mudaram de cidade ao começar a faculdade e nenhuma se arrependeu.

Por fim, é necessário que você tenha paciência, persistência e estude o máximo possível. Uma hora o seu esforço será recompensado 🙂