É normal o celular esquentar?

Comprei um Samsung Galaxy SIII recentemente e venho notando que o smartphone começa a esquentar depois de uns dez minutos rodando jogos ou logo quando uso a função lanterna. Isso é normal? Será que meu aparelho está com defeito?

Antonio L. Fonseca – Fortaleza, CE.

Antonio, a sua preocupação é pertinente. Se o celular ficasse quente (mas não muito, é claro) desde o momento em que é ligado, dá para imaginar que esta é uma característica esperada do dispositivo, tal como acontece com TVs ou notebooks, por exemplo. No seu caso, no entanto, o aquecimento ocorre apenas em situações específicas, dando margem para dúvidas.

Mas, a princípio, não há razão para pânico. Jogos normalmente são aplicativos pesados e que, por consequência, fazem o processador trabalhar à plena capacidade, causando aquecimento. Como smartphones não possuem coolers ou outros mecanismos de resfriamento, a dissipação ocorre principalmente com a distribuição do calor sobre a carcaça.

Galaxy SIII

Quanto à função lanterna, sua ativação até pode causar aquecimento no aparelho, mas mediante determinadas circunstâncias, como uso prolongado. Eu sugiro que você troque o aplicativo utilizado para acionar o LED. Pode ser que, por alguma razão, o programa esteja fazendo o processador trabalhar intensamente.

Em situações de uso intenso, portanto, é normal que o aparelho aqueça, embora este aspecto varie de modelo para modelo. Por isso, é conveniente checar se há alguma observação a respeito no manual do dispositivo.

Outras situações que podem causar aquecimento sem refletir em mal funcionamento incluem recarregamento da bateria (muito comum) e uso do GPS (também exige bastante do aparelho).

O aquecimento começa a preocupar quando é excessivo, acompanhado de outros problemas (como travamentos e reinicializações) ou acontece mesmo com o smartphone em repouso ou executando tarefas simples.

Como evitar o aquecimento do celular?

Há alguns procedimentos que podem amenizar aquecimentos ou, ainda, evitar os problemas que causam ou são decorrentes de temperaturas elevadas:

:: evite deixar o celular em ambientes aquecidos ou abafados, como o painel do carro quando há incidência direta de luz solar ou um apoio próximo de um forno em uso;

:: utilize somente recarregadores apropriados para o seu smartphone. Modelos diferentes podem causar não só superaquecimento como danos à bateria;

:: ao notar que determinados aplicativos (como jogos) deixam o aparelho quente, tente amenizar a situação desligando recursos dispensáveis, quando for o caso, como GPS, 3G, Wi-Fi e aplicativos em segundo plano;

:: tome cuidado com capas: elas podem prejudicar a disseminação de calor pelo aparelho. Em lugares com temperaturas altas (praia em um dia de sol, por exemplo), é uma boa ideia não utilizá-las.

Se por algum descuido o smartphone estiver superaquecido (você esqueceu o aparelho em uma mesa exposta ao sol, por exemplo), o recomendável é desliga-lo e deixá-lo esfriar em um lugar ventilado e protegido. Não tente acelerar o processo colocando-o em um freezer ou próximo da saída do ar condicionado.

Se o aquecimento for frequente, vir acompanhado de outros problemas ou lhe parecer excessivo, aí não tem jeito: evite usar o smartphone para evitar danos maiores e procure uma assistência técnica.





  • Flávio

    Vcs estão de parabéns tirou a minha dúvida sobre processador

  • Marcio

    Comprei um lg optimus L4, nas primeiras 2 semanas de uso ele estava bom, rápido. Mas agora ele demora pra abrir qualquer aplicativo.E quando eu saiu de algum aplicativo ele demora alguns segundos para mostra os ícones da tele inicial. Como eu já disse nas primeiras semanas ele não era assim. E só tem 1 mês que eu comprei ele. Por favor me dê uma solução pra esse problema?!

  • rafael silva

    Marcio, tambem tive o mesmo problema com meu L4. Isso acontece pq a memoria ram dele é de apenas 512.
    – evite antivirus, eles carregam muito a ram.

    – sempre que terminar de usar um aplicativo, feche-o, mantendo pressionado a casinha ds home e jogando pro lado os programas abertos.

    O segredo é fechar sempre os aplicativos manualmente. Nao tive maus problemas com travamentos.

  • Guilherme Santos

    Eu deixei meu s3 slim no carregador e iniciei um jg. O cel avisou qa temperatura estava muito alta. Isso prejudicou o meu dispositivo?

    • Matheus

      Como no texto já fala, mesmo sendo um exemplo e meio diferente ao seu caso, o certo é desligar o celular e deixar para carrega-lo uns 20 minutos depois. Será bom para que o celular esfrie. Daí, você coloca para carregar normalmente e depois que carregar por completo, jogue.

      No meu Moto E, quando vou jogar jogos pesados, o celular fica muito quente. E quando jogo com celular carregando, não tem nenhum aviso e não acontece nada de ruim no aparelho. Simplesmente fica só quente, e se eu parar de jogar e deixar uns minutos livre, ele volta ao normal.

  • manoela

    eu coloquei uma capa que protege a frete e a trais e esta esquentado isso Prejudica o Celular ? Ele e o moto E nele tem 3 aplicativo o antiviros psafe total ele e bom e face e messanger

  • Camilla Hellen

    Só desbloqueio o Meu celular e Entro Em Algum Aplicativo , e Ja Esta Um Pouco Quente , Mas Conforme Eu Mecho Fica Muito Mais Quente , Em 5min Ja Esta Fervendo ! é Normal?

  • Karinna Contier

    Bom dia
    Oq acontece qnd a bateria do meu a7 estuver ruin .. visto q nao sai a tampa trazeira.?

  • Franklin Marinho Cerqueira

    Olá pessoal!
    Estou com um problema muito sério. Recentemente consertei o celular da minha esposa que havia quebrado a tela do display. Toda a tela foi trocada e o touch-screen voltou a funcionar, mas surgiu outro problema. Ao ficar muito tempo em funcionamento a tela começa a ficar com as imagens desfocadas e trêmulas evoluindo para uma tela escura. Depois de um tempo em repouso tudo volta ao normal.

  • Eu tenho uma pergunta..meu galaxy E5 caiu na água, eu desliguei e deixei secar..agora as vezes ele liga e fica normal , mas as vezes ele manda uma mensagem de temperatura muito alta, ou então temperatura muito baixa se eu tentar recarregar….será que ele ainda está molhado e devo esperar mais, ou só na assistência tecnica mesmo?

    • Julio Svoboda

      Olá , tem que ver se a bateria não estufou e se o aparelho não está com a placa oxidada !
      Se tiver oxidada tem que fazer uma limpeza com uma escova macia e com álcool isopropílico !

  • Leo Walk

    Ótimas dicas!!! Tenho um Moto G 2014 com root. Eu instalei o “Coolify” que monitora o nível de aquecimento do aparelho. Quando não estou usando ele a temperatura normal gira em torno de 29° a 31°. No uso normal (wifi, jogos ou mp3) ele fica entre 34° a 39°. Poucas vezes é que ele chega aos 45° quando estou em lugares muito quentes e fazendo uso de wifi ou bluetooth.