Como fazer backup dos meus e-mails no Gmail?

Prezados,

Na semana passada, ao tentar acessar o meu Gmail a partir do computador de uma amiga, apareceu uma mensagem de erro da qual eu não me recordo agora. Mais tarde, já em casa, consegui acessar a bendita caixa de entrada, mas fiquei tão preocupada em perder minhas mensagens (tenho muita coisa importante lá) que eu achei por bem fazer uma cópia de tudo. O problema é que não encontrei nenhuma opção para isso. Assim, gostaria de saber: há algum jeito fácil de fazer backup dos meus e-mails no Gmail?

Lucimara Pontes – Vila Velha, ES.

Lucimara, você está certíssima em querer uma cópia de seus e-mails. A gente pensa que, quando o assunto são serviços on-line, tudo estará eternamente à disposição, mas sempre existe uma possibilidade de você perder tudo, mesmo que remota: uma falha no serviço de e-mail, uma invasão, um bloqueio por suspeita de mal uso, enfim.

Respondendo a sua pergunta, há sim um jeito fácil de fazer cópia das suas mensagens no Gmail. Você só não a encontrou porque, de fato, esta opção fica um tanto quanto escondida: para o procedimento, você deve acessar o Google Takeout.

O que é Google Takeout?

Trata-se de um serviço disponibilizado pelo Google em 2011 para que os usuários possam justamente baixar seus dados nos serviços da empresa. Atualmente, a ferramenta é compatível com 17 produtos: você pode baixar seus vídeos no YouTube, seu conteúdo no orkut, sua lista de contatos, entre outros.

No final de 2013, o Google Takeout passou a permitir que você baixe também todo o seu conteúdo no Gmail.

Google Takeout

E como eu uso o Google Takeout?

É muito simples. Você deve acessar o endereço www.google.com/takeout. Se você não estiver com o seu Gmail aberto, você terá que fazer login com o seu e-mail e sua senha nesta página.

Em seguida, você deverá clicar em Criar um Arquivo ou equivalente. Na página seguinte, você deverá marcar todos os serviços dos quais deseja fazer backup. Você pode escolher mais de uma opção, mas eu recomendo que você faça backup do Gmail de maneira isolada para fins de organização.

Note que, se você clicar em Editar (ou Edit ou equivalente) ao lado da opção do Gmail, você poderá escolher entre baixar todas as mensagens ou apenas aquelas que possuírem determinados marcadores (você escolhe quais).

Escolhendo o Gmail no Google Takeout

Definido o Gmail, clique em Criar Arquivo. Ao fazê-lo, o Google Takeout informará um prazo para que este arquivo de backup (em formato .zip) possa ser baixado. Quanto mais dados houver em sua conta, mais demorado será este processo: a conclusão poderá requerer horas ou mesmo alguns dias. Em todo caso, você receberá um e-mail avisando quando o arquivo estiver disponível.

E-mail de arquivo pronto do Google Takeout

Por fim, vale avisar que, no caso do Gmail, as mensagens estarão em MBOX, um formato de e-mail compatível com várias ferramentas atuais, como o Mozilla Thunderbird, o Microsoft Outlook e o Mail, da Apple.





  • Leonardo Dias de Vasconcelos

    Olá, Emerson.
    Muito bacana essa ferramenta. Gostaria de saber se o Google Takeout também funciona em outros emails baseados na API do Google, a exemplo do IG.
    Abraço.

  • Emerson Alecrim

    Leonardo, para quem utiliza o Google Apps (é o meu caso aqui no InfoWester), o Takeout funciona, mas para um número menor de ferramentas.

    Já para estes contratos mais abrangentes envolvendo empresas como o iG eu não sei, mas creio que depende dos termos firmados entre ambas as companhias.

  • Felix

    É possível restaurar os e-mails para o Gmail, depois do backup?

  • Viviane

    Há alguma forma de fazer um upload dos emails baixados para outra conta do Gmail?

    • Adriano Sant’Anna Reis

      também queria fazer isso!

  • obrigada! realmente queria salvar tudo e não sabia como

  • LIA KELY

    Emerson boa tarde.
    Como faço pra baixar os arquivos depois que estiverem disponíveis para mim??