Xerox trabalha em algoritmo para identificar fotos de boa qualidade

Pesquisadores dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da Xerox estão trabalhando no desenvolvimento de um algoritmo capaz de determinar se uma foto é de má ou boa qualidade estética, de acordo com critérios utilizados no ramo da fotografia profissional.

A novidade pode ter várias utilidades, como indicar qual a melhor imagem de uma sequência de fotos tiradas do mesmo objeto, refinar buscas de figuras na internet ou até mesmo indicar a um usuário doméstico quais fotografias divulgar no Facebook, por exemplo.

Aesthetic Image Search

Xerox Aesthetic Image Search

Para decidir quais imagens são boas ou não, o algoritmo considera aspectos técnicos, como “tremores” ou falta de foco, mas também tenta identificar características que estão presentes em imagens selecionadas por pessoas, ou seja, faz uso de um esquema de aprendizagem.

De nome Aesthetic Image Search, o referido algoritmo ainda está em fase inicial de desenvolvimento, mas pode ser testado no seguinte link: https://services.open.xerox.com/WebApp2.svc/aesthetic-search/ (basta selecionar uma categoria na coluna da esquerda e clicar em “Search”).

Referência: TechRadar.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.