Western Digital anuncia HD SATA de “apenas” 3 terabytes

HD Wester Digital WD30EZRSDTLMal nos acostumamos com discos rígidos de 1 ou 1,5 terabyte (TB) e a Western Digital anuncia um HD SATA com nada menos que 3 TB: trata-se do modelo WD30EZRSDTL, da linha Caviar Green, que é acompanhado do seu irmão mais "humilde", WD25EZRSDTL, que possui capacidade de armazenamento de 2,5 TB.

A versão com 3 TB é composta por quatro pratos com 750 GB cada e conta com buffer de 64 MB. Como há limitações de BIOS que impedem que o PC reconheça toda a capacidade da unidade, fazendo esta ficar limitada a 2,19 TB, a Western Digital adicionou ao equipamento a tecnologia Advanced Host Controller Interface (AHCI), capaz de "burlar" a referida restrição. Para isso, é necessário utilizar um sistema operacional compatível, tal como o Windows 7 ou as versões mais recentes do Ubuntu Linux.

O HD também conta com a tecnologia WD GreenPower, capaz de reduzir o consumo de energia do dispositivo, o que o faz ser considerado um produto ecologicamente correto (daí o nome Caviar "Green").

O modelo de 3 TB tem preço sugerido de 239 dólares nos Estados Unidos (189 dólares para a versão de 2,5 TB). Ainda não há informação de lançamento do produto no mercado brasileiro.

Mais informações no site da Western Digital (em inglês).

Referência: PC World.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.