WebP: proposta do Google para um novo padrão de imagens na internet

O Google apresentou nesta semana um novo formato aberto de imagens para uso na internet, o WebP. De acordo com a empresa, a novidade tem como principal diferencial a geração de arquivos com tamanho até 40% menor quando comparado ao tão conhecido padrão JPEG.

Tal como acontece com este último, as imagens geradas no formato WebP passam por técnicas de redução de qualidade para diminuir seu tamanho. No entanto, isso é feito de forma que a percepção da perda de qualidade seja a menor possível aos olhos humanos. A tecnologia de compressão utilizada se baseia no VP8, apresentado pelo Google quando a empresa divulgou o formato de vídeos WebM.

Imagem em JPEGImagem em JPEG

Como ficaria a mesma imagem em WebPComo ficaria a mesma imagem em WebP

E qual o motivo para o Google propor esse formato? Diminuir o tráfego de dados na rede. Segundo a companhia, cerca de 65% do volume de dados que circula na internet corresponde a imagens, sendo que 90% delas estão no padrão JPEG. Portanto, a adoção plena de um formato mais leve diminuiria a quantidade de dados trafegados diariamente, reduziria gastos com armazenamento e processamento, e deixaria o carregamento de páginas Web mais rápido.

A proposta parece interessante, mas tem um longo caminho para se tornar popular. Para começar, mesmo com as evidentes vantagens, será difícil convencer um mercado tão acostumado com os formatos existentes até então (JPEG, GIF e PNG). Em seguida, é necessário haver compatibilidade em programas de manipulação de imagens e, principalmente, nos navegadores de internet.

Para saber mais sobre o WebP visite a página code.google.com/speed/webp.

Referência: Chromium Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.